Missão goiana busca recursos para o setor produtivo do Estado. Em Yokohama, objetivo é conhecer a amônia verde
O prefeito Velomar Rios participou, nesta terça-feira (15/7), de visita ao Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), em Tóquio, juntamente com a comitiva de Goiás. Acompanhado do governador Ronaldo Caiado, o objetivo do encontro foi “buscar recursos para os segmentos do setor produtivo de Goiás”, no terceiro dia da missão goiana no Japão.
Como instituição financeira japonesa baseada em políticas públicas, o JBIC realiza operações de empréstimo, investimento e garantia, complementando as instituições financeiras do setor privado. O banco apoia projetos em diversos setores da economia em países como Estados Unidos, China, Polônia, Costa do Marfim, entre outros.
“Fizemos aqui (no JBIC) algumas solicitações na parte de eletrificação de alta tensão nas regiões Nordeste e Vale do Araguaia do Estado de Goiás, assim como no atendimento de financiamento para silos, a fim de podermos armazenar toda a nossa safra”, explicou Ronaldo Caiado. “Nossa solicitação é de armazenagem de 18 milhões de toneladas de grãos. Isso tudo tem um valor significativo”, complementou.
Yokohama
Ainda nesta terça-feira, a comitiva também esteve em Yokohama para visitar a startup Tsubame BHB Ammonia, que desenvolve tecnologia inovadora para a produção de amônia verde. “Como somos polo de uma série de misturadoras, viemos conhecer de perto essa tecnologia, que serve para a produção de fertilizantes agrícolas”, afirmou Velomar.
A programação desta quarta-feira (16/7) prevê visita à Mitsubishi Motors Corporation (MMC), na cidade de Okazaki. A empresa desenvolve novas tecnologias, que são posteriormente transferidas para suas fábricas fora do Japão.