Servidores plantonistas da Unidade Prisional (UPR) de Catalão evitaram, em duas situações, a entrada de ilícitos no estabelecimento penitenciário. No primeiro caso, ocorrido na quinta-feira, 21/01, os servidores encontraram porções de uma substância esverdeada, análoga a maconha, misturadas ao pó de café deixado por duas senhoras durante a cobal - dia em que familiares levam mantimentos e itens de higiene para serem entregues aos presos. As suspeitas da tentativa de repasse foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil.
No segundo caso, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 22/01, servidores flagraram um mini aparelho celular escondido em uma carteira de cigarro, deixada por uma senhora durante a cobal, para ser destinado a um custodiado.
Os presos envolvidos na primeira situação cumprem pena com base nos artigos 33 e 35 do Código Penal; um deles também cumpre pena relacionada ao artigo 121. Na segunda situação, o detento responde pelo artigo 155.
Após o ocorrido, a direção da unidade, pertencente à 4ª Coordenação Regional Prisional da Polícia Penal de Goiás, instaurou procedimento administrativo interno para a apuração dos fatos e aplicação das sanções disciplinares aos destinatários dos ilícitos, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP).
O minucioso procedimento de revista realizado pelos servidores penitenciários está em consonância com o conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás