05/03/2021 às 12h30min - Atualizada em 05/03/2021 às 17h10min

Lipoaspiração: o que é?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

A lipoaspiração é a segunda cirurgia estética mais realizada no Brasil, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). A técnica consiste na remoção da gordura localizada e indesejada pelo paciente. Apesar da popularidade desse tipo de cirurgia, muitas pessoas ainda têm várias dúvidas a respeito desse assunto. Portanto, falaremos um pouco mais sobre o que de fato é a lipoaspiração, quais são os tipos realizados e qual a relação da lipo com o emagrecimento.


 

 

O que é e como funciona a lipoaspiração

A lipoaspiração, que também é chamada de lipo, é um procedimento estético e cirúrgico cujo objetivo é a remoção da gordura localizada que se instala em diferentes partes do corpo. Assim, a cirurgia não acontece apenas na barriga, como muitos pensam, mas também nos flancos, no dorso, na papada, nos braços, nas coxas e no culote, além do abdômen.

Mas, como essa gordura é retirada? A gordura localizada e em excesso é aspirada do corpo mediante uma cânula, um pequeno tubo introduzido no local a ser aspirado, através de pequenos orifícios criados pelo médico.

A lipoaspiração é uma técnica segura, realizada sempre em ambiente hospitalar e cirúrgico. A cirurgia acontece sempre com anestesia geral, anestesia local ou sedação, de acordo com o tamanho da área a ser manipulada.

Tipos de lipoaspiração

Desde que a lipoaspiração se estabeleceu como um procedimento relativamente comum, muitas inovações surgiram com o intuito de atender a todas as demandas diferenciadas, melhorar o serviço ofertado ao paciente, minimizar os riscos e também potencializar os resultados. Assim, existem tipos diferentes de lipoaspiração. São eles:

Lipoaspiração tradicional

No modelo tradicional de lipoaspiração, o médico faz a aspiração da gordura localizada por meio de um tubo, fazendo a quebra dessa gordura de maneira mecânica, realizando movimentos na região. É o tipo de lipo mais indicado para a remoção de grandes quantidades de gordura, mas também é o que tem a recuperação mais demorada.

Vibrolipoaspiração

Na vibrolipo, acontece uma vibração interna nos tubos que sugam a gordura fazendo com que a remoção seja mais rápida. Dessa forma, o médico não precisa fazer força para retirar a gordura, o que também facilita bastante o trabalho do profissional.

Além de ser uma técnica mais moderna, a vibrolipo é também menos traumática para o paciente, uma vez que há menos sangramento e a recuperação acontece mais rapidamente. 

Lipolaser

Esse é um tipo mais moderno de lipoaspiração em que a gordura é destruída através de uma fibra de laser e depois, aspirada. É um procedimento menos invasivo, de recuperação rápida, com menos risco de sangramento e de hematomas, uma vez que os orifícios por onde entram os tubos são bastante reduzidos.

A lipolaser é uma ótima indicação para quem sofre de flacidez. Além de retirar a gordura, a técnica também estimula a produção de colágeno no local, melhorando o aspecto da pele. A lipolaser pode ser realizada em conjunto com outros tipos de lipo para um resultado mais amplo.

Lipoescultura

A lipoescultura é uma combinação de procedimentos. Depois que a gordura é aspirada, ela é enxertada em outra parte do corpo que o paciente deseja aumentar ou melhorar o aspecto estético. É muito comum que mulheres usem a gordura retirada do abdômen, por exemplo, para aumentar o volume do bumbum.

O objetivo da lipoescultura é deixar o corpo mais delineado e proporcional, com quantidades regulares de gordura distribuídas pelo corpo conforme a necessidade. A lipoescultura também é chamada de lipo LAD ou lipo HD, que quer dizer “lipoescultura de alta definição”.

Minilipo

A minilipo é voltada para áreas menores do corpo como os braços e a papada, por exemplo. Também é bastante utilizada para fazer retoques após uma cirurgia tradicional de lipoaspiração.

É um procedimento simples, mas que exige anestesia e utilização de ambiente hospitalar e cirúrgico para a sua realização. Afinal, é uma cirurgia como outra qualquer.

A lipoaspiração é indicada para o emagrecimento?

Apesar de ser um procedimento estético, a lipoaspiração não é indicada para quem quer emagrecer. O objetivo da lipo é retirar do corpo aquela gordura que se encontra de forma excessiva em alguma parte do corpo e que é de difícil remoção.

E nem sempre essa gordura está presente em pessoas acima do peso. Portanto, é possível que alguém que já seja considerado magro opte pela lipoaspiração para eliminar a gordura incômoda que permaneceu no corpo, mesmo após o emagrecimento.

Por isso, também é importante deixar claro que a lipoaspiração não é indicada para pessoas obesas, que estejam muito acima do seu peso ideal. Nesse caso, a melhor maneira de emagrecer é fazer atividade física e manter uma alimentação saudável.

Caso haja alguma dificuldade na perda de peso, é importante procurar um médico para identificar alguma causa de ordem biológica que esteja impedindo o emagrecimento por vias tradicionais.

Como vimos, a lipoaspiração é uma cirurgia estética muito comum na atualidade voltada para a eliminação da gordura acumulada. Existem tipos diferentes de lipo e elas podem ser realizadas em áreas diversas do corpo. É um procedimento seguro e eficaz, mas é indispensável que a sua realização seja em ambiente cirúrgico, com um profissional de confiança e sempre levando em consideração as necessidades e condições de saúde do paciente.





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp