08/03/2021 às 11h18min - Atualizada em 08/03/2021 às 14h10min

Efeitos da quimioterapia podem ser combatidos com ervas, frutas, sucos e até sorvete

Nutricionista dá dicas de como combater enjoos e náuseas com alimentos bem atrativos

SALA DA NOTÍCIA Loriane de Paula Fogaça
Quem passa por quimioterapia sabe bem: os efeitos colaterais do tratamento são muitos. Em geral, são prescritas outras medicações que ajudam os pacientes a superar essa fase com um pouco mais de conforto, mas para enjoo e náusea as receitas são bem mais atrativas. Ervas, frutas, sucos e até sorvetes são indicados.

Renata Carolyne Chavoni Zago, nutricionista do Centro de Oncologia do Paraná, dá algumas dicas de alimentos que trazem o alívio dos sintomas:
 
  • Frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi. “Essas frutas contêm ácido fólico que ajuda no processo digestivo, favorecendo o esvaziamento gástrico e, consequentemente, reduzindo os enjoos”, explica.
 
  • Gengibre. Bater o gengibre no suco de frutas, fazer chá ou mesmo mastigar pequenos pedaços da raiz contribui para a diminuição das náuseas. “O gengibre tem efeito antiemético, ou seja, inibe o vômito”, destaca.
 
  • Hortelã. In natura ou desidratado, é muito utilizado para fazer chás porque “auxilia no esvaziamento gástrico, facilitando a digestão”, recomenda.
 
  • Picolé e sorvete. “Alimentos em temperatura fria são indicados para tirar o desconforto dos efeitos colaterais da quimioterapia e, por isso, os pacientes podem sim investir no consumo de picolés e sorvetes feitos de frutas congeladas”, justifica. Bebidas geladas, como água com limão, sucos e chás também são recomendados.


Quer saber mais como aliar a alimentação ao tratamento do câncer e ter acesso a receitas que podem ajudar pessoas de todas as idades?

Fale com a gente! Nós vamos lhe ajudar nessa missão =)

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp