12/03/2021 às 14h03min - Atualizada em 16/03/2021 às 20h40min

Preciso do Cartão do SUS para tomar vacina?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
É bastante comum ter dúvida sobre a necessidade de ter em mãos o Cartão do SUS para tomar vacina, afinal, ninguém quer ser impedido de fazer parte da vacinação.

O propósito do Ministério da Saúde é que o processo de vacinação ocorra da melhor maneira possível, que todos os cidadãos brasileiros sejam vacinados rapidamente.

Até esse momento, é importante que qualquer pessoa mantenha os cuidados obrigatório durante a pandemia, que usem máscaras, lavem bem as mãos e que fiquem em casa.

Além disso, também é necessário ter a garantia de que os documentos estejam em dia para evitar qualquer tipo de imprevisto desagradável quando for receber a vacina.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue acompanhando esse artigo.
Boa leitura!

 

Afinal, é necessário ter o Cartão do SUS para ser vacinado? Entenda!

É importante manter a atenção no que diz respeito a necessidade de ter o Cartão do SUS no momento de tomar vacina, já que há diversas informações falsas espalhadas pela internet.

Há notícias que afirmam que só receberão as doses de vacinas aqueles que possuem registro em aplicativo, porém, isso não é verdade.

Segundo o que foi informado pelo governo, qualquer pessoa em território nacional acaba sendo reconhecida por essa campanha de vacinação.

Logo, não importa ter o registro do Cartão do SUS.

Na hora de ser vacinado, é necessário apresentar os dados do CPF, de algum documento de identificação ou da carteira de vacina comum.

Ninguém poderá ser impedido de receber a vacina, mesmo que essa pessoa não consiga apresentar nenhum documento quando precisar receber a medicação.

Tudo isso se encontra no plano de vacinação que foi desenvolvido e divulgado pelo Ministério da Saúde.

Entretanto, é salientado também que os documentos previamente citados sejam apresentados, pois serviram como uma espécie de código para que haja controle sobre a aplicação das doses em todos os brasileiros e brasileiras.

O controle de quem já foi vacinado

De acordo com o que foi definido pelo Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, apresentado pelo Ministério da Saúde, haverá controle de quem já foi vacinado.

As informações das pessoas que receberam a vacina serão inscritas no Sistemas de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Essa plataforma é responsável por fazer o registro de dados, como:
  • Local onde a pessoa recebeu a vacina;
  • Dados do CPF ou do Cartão do SUS;
  • Nome da vacina;
  • Data de vacinação;
  • Data de nascimento;
  • Fabricante;
  • Tipo da dose;
  • Validade do imunizante;
  • Número do lote.
Portanto, não há dúvidas de que haverá controle sobre quem recebe a vacina.

O que fazer para ter acesso ao Cartão do SUS? Descubra!

Não há dificuldade nenhuma em conseguir ter o Cartão do SUS, basta realizar um procedimento bem rápido e simples e você conseguirá ter esse documento em mãos.
  1. Visite a loja de aplicativos do seu smartphone;
  2. Busque por “Cartão SUS” no campo de pesquisa;
  3. Baixe a ferramenta em seu dispositivo;
  4. Crie seu cadastro.
O processo de cadastramento é muito fácil de ser feito.

Em seguida, basta disponibilizar alguns dados e outros registros para pode conseguir finalizar a conta.

Saiba que a validação irá ser realizada de maneira automática e será solicitada a presença da pessoa em um posto do SUS, portanto, é importante ficar atento nesse assunto.

Com esse aplicativo no smartphone, o cidadão possui a facilidade de ter seus dados em mãos, já que poderá acessar a ferramenta quando for necessária, até mesmo durante a vacinação.

É necessário ter a Carteira de Vacinação para receber vacina?

Outra dúvida comum que acaba surgindo nesse momento de vacinação contra a Covid-19 é em relação a Carteira de Vacinação.

Entenda que assim como qualquer outro tipo de vacina, o brasileiro e brasileira que for ser vacinado não precisa ter em mãos a Carteirinha no momento da vacinação.

Essa carteira não é necessária para tomar nenhum tipo de vacina, qualquer indivíduo pode receber a dose que está precisando sem a caderneta.

Saiba que após ser vacinado, o indivíduo irá receber o comprovante vacinal.

Portanto, por mais que este item seja bastante útil em outras situações, acaba que ele nem precisa ser levado no momento de receber a vacina.

Fique despreocupado/a!

O Ministério da Saúde salienta também que a falta do nome do cidadão em base de dados não é motivo para impedi-lo de receber a vacina, qualquer pessoa possui o direito.

Só é necessário haver a comprovação de que você faz parte do grupo que tem prioridade de acordo com a data de vacinação.

Portanto, o cidadão não precisa se preocupar tanto com o Cartão do SUS, já que ele não é exigido no momento de tomar a vacina, seja ela para o Covid-19 ou para qualquer outro tipo de doença.

E ai caro leitor do blog, gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp