16/03/2021 às 15h14min - Atualizada em 17/03/2021 às 00h00min

Tutti Odonto explica como realizar tratamentos dentários com segurança na pandemia

Veja as dicas para manter a saúde bucal evitando a contaminação em casa ou no consultório do dentista

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.tuttiodonto.com.br
A pandemia de COVID-19 trouxe a necessidade de diversos profissionais readequarem suas práticas em prol da segurança. A área odontológica, que demanda um contato muito próximo entre os profissionais e seus pacientes, além do contato com a saliva, um dos principais vetores de transmissão do vírus, é considerada de alto risco. Isso sem falar nos profissionais da saúde bucal que atendem aos pacientes que necessitam desse tipo de cuidado nas UTIs, onde o risco de contaminação é ainda maior.

Com tudo isso, a Tutti Odonto, especializada no tratamento dentário inclusivo para toda a família, desde crianças, até idosos, pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, reuniu dicas que podem ser úteis no momento do cuidado dentário, baseadas nas recomendações do Ministério da Saúde (MS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e de pesquisadores do setor.

DICAS PARA O PACIENTE

1. LAVAR AS MÃOS ANTES DE ESCOVAR OS DENTES: Muita gente, inconscientemente acaba por fazer a sua higiene bucal sem antes lavar as mãos e, com isso, acaba aumentando muito o risco de contaminar a escova, a si mesmo ou alguém próximo (se você é cuidador ou escova os dentes de terceiros, sejam crianças ou adultos).
2. JAMAIS COMPARTILHAR A ESCOVA DE DENTES: Não importa se é alguém próximo, nunca se deve compartilhar a escova de dentes, pois essa é uma das formas mais rápidas de propagação de vírus e de transmissão de doenças.

3. NÃO GUARDAR ESCOVAS DE DENTES DENTRO DO MESMO COPO OU EM LUGARES QUE PROPICIE O CONTATO ENTRE ELAS: Pelo mesmo motivo, certifique-se de que as cabeças das escovas de dentes também sejam mantidas separadas umas das outras, de preferência cada escova com a cabeça mergulhada dentro de um copinho individual, com alguma solução desinfetante como por exemplo enxaguante bucal diluído com um pouco de água.

4. FECHE A TAMPA DO VASO SANITÁRIO ANTES DE DAR DESCARGA: Quase todos nós guardamos a escova de dentes no banheiro. Toda vez que alguém dá a descarga, uma parte do spray da privada voa para fora e contamina o ambiente e a sua escova. Portanto, certifique-se de que sua escova esteja a uma distância segura da privada e feche a tampa antes de dar descarga.

5. TROQUE SUA ESCOVA DE DENTES REGULARMENTE: Os especialistas recomendam trocar a escova de dentes pelo menos a cada três meses. Talvez até mais cedo, se as cerdas se esgarçarem.
6. USO DE PRÓTESES MÓVEIS: Assim como as escovas de dentes, as próteses devem ser armazenadas separadamente e higienizadas antes de serem reutilizadas. Para isso, é necessária antes a lavagem adequada das mãos.

DICAS PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DENTÁRIA

1. PROTEÇÃO INDIVIDUAL: Medidas rígidas em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser adotadas. A COVID-19 exigiu reforços à paramentação adotada na gripe aviária (2012).

2. LAVAGEM DAS MÃOS: uma vez que a contaminação ocorre principalmente pelo contato direto nos olhos, mucosa nasal e bucal, a lavagem adequada das mãos com água e sabão é uma das mais eficientes formas de proteção individual e de interrupção de transmissão cruzada relacionada ao vírus e a outras doenças.

2. USO DE PRÓTESES NAS UTIs: Caso o paciente faça o uso de prótese, ela deve ser removida e não deve ser armazenados no hospital.

4. CUIDADOS BUCAIS NAS UTIs: A descontaminação da cavidade bucal e da faringe do paciente é indicada previamente ao procedimento odontológico. Obviamente ela deverá ser feita apenas se houver tempo hábil, sem que haja prejuízo para o procedimento e para o paciente.

Inclusão é a palavra que define a Tutti Odonto - Criada em 2018, a Tutti Odonto é fruto da parceria do cirurgião dentista especialista em saúde coletiva, Fernando Versignassi com o empresário, José Carlos Christiano de Sousa, para oferecer atendimento inclusivo e diferenciado a todos os públicos: crianças, adultos, idosos com mobilidade reduzida, pessoas com necessidades especiais, gestantes, entre outros.

Além do trabalho especializado aos pacientes, também oferece orientação aos cuidadores sobre a saúde bucal preventiva. “Do treinamento sobre escovação, recomendação de dieta que evite a formar cáries e a proliferação de doenças de gengiva, recomendação sobre o uso de protetores solares labial para prevenção do câncer de boca, assim como os cuidados com próteses mais antigas, todos os tipos de orientação são contemplados, buscando garantir a melhor saúde bucal de cada paciente”, completa Fernando Versignassi.

Seja na Clínica Odontológica, totalmente desenvolvida para facilitar a mobilidade, seja em home care, por meio da Unidade Móvel, o tratamento é realizado por uma equipe especializada multidisciplinar, formada por especialistas de todas as áreas da Odontologia. Segundo explica Versignassi, o modelo de negócio vai além do lucro e visa a inclusão. “Nos estruturamos para atender às famílias que muitas vezes não contam com especialistas para atende-las, principalmente em casos de pacientes especiais ou com baixa mobilidade a um custo acessível”, conclui.

Informações Tutti Odonto
Tel: (11) 5685-0303
Whatsapp: (11) 961907300
contato@tuttiodonto.com.br
www.tuttiodonto.com.br
http://facebook.com/tuttiodonto
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp