06/04/2021 às 15h32min - Atualizada em 07/04/2021 às 12h00min

Saiba quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
O que fazemos em nossas vidas atualmente, será reflexo no nosso futuro, e deste modo precisamos nos preocupar com a saúde, hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Muito além de simplesmente “ser saudável”, os exercícios físicos são essenciais para vários aspectos da nossa saúde. Por exemplo, você sabe quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração?

Mudar o nosso estilo de vida, buscar ser mais saudável e ter uma vida balanceada deve ser prioridade na vida de todo mundo, ainda mais nesse momento delicado em que estamos vivendo, em que é necessário cuidar ainda mais da nossa saúde!

É importante saber que os hábitos saudáveis não englobam somente os hábitos alimentares. Os exercícios físicos, por exemplo, são muito benéficos para a saúde do coração! E é justamente por isso que no artigo de hoje, vamos conversar um pouco mais sobre quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração.
 

Quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração

Não é só o seu coração que vai se beneficiar das atividades físicas. A prática de esportes e de atividades físicas normalmente vem com uma qualidade de vida melhor. Você poderá perceber isso através da execução de tarefas que você não conseguia antes. Por exemplo, se antes você já ficava ofegante ao subir uma escada ou correr um quarteirão, após alguns dias praticando atividade física você verá que isso vai melhorar e muito!

Isso está extremamente ligado com a saúde do coração, uma vez que quando corremos, pulamos, nos exercitamos, fazemos com que o nosso coração bata mais rapidamente, e se ele não está acostumado com isso, pode até acabar sobrecarregado.

Acho que já deu para perceber quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração, não é? Vamos resumir: melhoras significativas em todo seu corpo; como por exemplo, respirar melhor, conseguir dormir melhor, conseguir correr melhor, estar mais disposto, etc.

 

Exercícios Físicos

Os exercícios físicos desempenham um papel muito importante para a saúde do coração, pessoas que praticam exercícios possuem menos chances de um infarto agudo do miocárdio. E mesmo que você ja tenha sofrido um infarto, saiba que os exercícios físicos podem aumentar significativamente a sua expectativa e qualidade de vida.

É recomendado que as pessoas que sofrem de algumas doenças do coração como: insuficiência cardíaca descompensada, angina - dor no peito de origem cardíaca não tratada , hipertensão arterial não-controlada pratiquem exercícios físicos. Mas é de extrema importância dizer que, para praticar tais exercícios a pessoa deve procurar por um médico vascular, para que ele possa avaliar as condições e liberar ou não para tais práticas.

Esses exercícios podem interferir positivamente na saúde:
  • Diabetes e Obesidade: diminuindo peso e abaixando as taxas de glicose
  • Níveis de colesterol: melhorando os níveis de HDL, LDL.
  • Hipertensão arterial: regularizando as batidas do coração
  • No pós operatório de revascularização miocárdica, porém, nesse caso, é muito importante que haja liberação médica, já que a pessoa acabou de passar por uma cirurgia cardíaca.

Antes dos Exercícios Físicos

Já falamos acima quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração. A partir de agora você pode colocar tudo o que dissemos em prática e assim aproveitar esses benefícios!
Comece a fazer alguns exercícios mais leves, como caminhada ou um passeio à pé. Se você sempre levou uma vida sedentária, ou se tem apresentado alguns sintomas preocupantes, a recomendação é que você procure um médico para ver se a saúde está em dia.

Desta forma procure o médico vascular para ele conferir seu coração, solicitar alguns exames e assim te liberar para a prática de exercícios físicos. Sempre siga todas as orientações de forma correta. Tudo que ele te passou é para seu bem, então não pule etapas e tenha paciência que o resultado vem.

Dicas importantes

Prepare-se antes de iniciar a sua prática de exercícios físicos. Separamos algumas dicas para quem está começando a praticar alguns exercícios.
  • Consulte um médico para que ele avalie a quantidade, o modo e a intensidade que você deve fazer tais atividades.
  • Busque algum esporte que você mais se identifique
  • Alongue-se antes e depois de praticar esportes
  • Convide os amigos para praticar também, caso não consiga alguma companhia, junte-se aos grupos municipais
  • A quantidade é de extrema importância, pratique exercícios todos os dias por pelo menos trinta minutos 
  • Mude sua rotina, vá a pé ou de bicicleta trabalhar, prefira as escadas ao elevador, vá a padaria à pé.
  • Verifique se alguma praça próxima a sua casa possui academias ao ar livre, aproveite e exercite-se em alguma delas.
  • Quando você estiver cansado, e não quiser ir treinar,  lembre-se que só depende de você.
  • Após o treino lembre-se de alongar, isso fará o músculo relaxar e tirar toda a tensão que o exercício provocou.

Hoje passamos por todas as principais dicas de quais são os principais benefícios do exercício físico para o coração, mostrando o que realmente importa. Mude seus hábitos, comente na área de comentários, como foi sua mudança, deixe uma mensagem de apoio para quem quer mudar, seu comentário é muito importante para nós.

Esperamos que tenham gostado dessas nossas dicas, mostre aos amigos e familiares ou alguém que precise se exercitar, dê ânimo à essa pessoa. Pratiquem exercícios juntos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp