29/06/2021 às 00h43min - Atualizada em 29/06/2021 às 00h43min

Variante Delta do coronavírus: saiba tudo sobre transmissão, mutações e vacinas

No Brasil já foi registrado pelos mens duas mortes. A Organização Mundial de Saúde (OMS),informou da rapidez que esta variante tem

Diário da Manhã

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

variante Delta do coronavírus (B.1617) de origem indiana, foi identificada em outubro do ano passado e vem preocupando vários especialistas, autoridades , entidades internacionais, e pesquisadores.

No Brasil já foi registrado pelos mens duas mortes. A Organização Mundial de Saúde (OMS),informou da rapidez que esta variante tem.

E para conter esta mutação, países como Sydney na Austrália, Portugal, reino Unido e Itália estão sob novo decreto e novas restrições, até mesmo Israel que antes foi totalmente imunizada, hoje voltou a exigir de sua população o uso de máscaras.

A situação esta tão grave e chegou a ser uma preocupação mundial onde surgiu outra variante na Índia no qual a sepa é mais potencialmente contagiosa, apelidada como “delta plus”.

 

Variante o que é?

É uma modificação genética onde o vírus passa por mudanças durante o processo de replicação .

Em um único vírus pode ter inúmeras variantes, quando este patogênico que circula é transmitido de uma pessoa para a outra, assim, vem as replicações com mais modificações do material genético, no qual da inicio a novas variantes.

A variante Delta é a mais transmissível

Segundo pesquisa realizada no Reino Unido no dia 25 de Junho afirmam que a transmissão da Delta é maior do que a do vírus do tipo selvagem , no qual mostra uma taxa de crescimento bem mais alta em comparação a (variante britânica /B.117),as taxas de infecção acontece com pessoas mais próximas, e por último o aumento de replicação em sistemas biológicos que modelam as vias aéreas humanas.

De acordo com o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês),publicado em 23 de Junho , indica que 70% das infecções na união Europeia até o inicio de Agosto serão causadas pelo variante delta.  

A variante Delta é letal?

Segundo o Governo do reino Unido mostrou que precisa de mais evidencias necessárias para concluir se ela é mais fatal ou se é responsável por casos graves de covid-19.
 

Catalão Online Oficial Publicidade 750x90

 

Porém estudos feitos no Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), sugere que tratamentos específicos com anticorpos monoclonais pode ser menos eficazes para tratar de casos de covid-19 provocado por variantes com mutações. uma delas é a (L452Rs) presente na variante delta.

As vacinas são efetivas contra a variante dela?

Ainda não a elementos o suficiente ,ou seja ainda não tem de fato a irrefutabilidade de que é totalmente efetiva em todas as vacinas disponíveis contra variante, que é o caso da johnson e a coronaVac ,já a Pfizer a AstraZenica usadas no Brasil já se sabe algo sobre a sua efetividade do seu uso contra a variante.

De acordo com dados divulgados no dia 14 de junho feitos na Inglaterra os imunizantes Pfizer , AstraZeneca e a Oxford teve efetiva redução contra a delta se comparado com á alfa (britânica/B1.1.7), especialmente após uma única dose, para evitar casos sintomáticos.

Onde a variante foi localizada em todo o globo?

De acordo com pesquisas Noruega, Rússia ,Suíça, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Argentina, Peru, Austrália, Nova Zelândia, 18 países asiáticos incluindo China, Japão, Coreia do Sul e Índia, 3 países do Golfo, 11 africanos e 4 do Oriente Médio, segundo o levantamento “PANGOlineages” ligados a universidades de Cambridge, Edimburgo, Oxford ,além de outras Instituições de pesquisa.

Casos confirmados de mortes no Brasil

Ao todo são 11 casos identificados:1no Rio de Janeiro, 1 em Goiânia,2 no Paraná (com uma morte), e 1 em minas gerais

O Brasil já tem transmissão comunitária de variante, isso quer dizer que dentro do território brasileiro já esta sendo transmitido.

Mesmo sendo uma variante recente é preocupante também para os pesquisadores em todo o mundo , o que ainda não esta esclarecido é se pode resultar em casos mais graves de covid-19,se é mais letal do que as outras variantes e se a johson e coronavac são efetivas contra ela.

 


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp