25/08/2021 às 07h11min - Atualizada em 25/08/2021 às 07h11min

ICMS da gasolina: prefeitos querem compensação caso o imposto seja reduzido em Goiás

Avaliação geral é que se houver a redução do ICMS em Goiás haverá perda de arrecadação que pode impactar diretamente os municípios

Mais Goiás

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Jucimar de Sousa
 

Prefeitos de cidades goianas devem se manifestar nos próximos dias sobre a possibilidade de redução do ICMS em Goiás. Alguns deles se reuniram com entidades que representam os municípios (AGM e FGM) na quinta-feira (19) e com o governador Ronaldo Caiado (DEM) na sexta-feira (20) para avaliar a redução da alíquota em prol de uma suposta redução do valor dos combustíveis.

A avaliação geral é a de que se houver a redução do ICMS em Goiás, haverá perda de arrecadação que pode impactar diretamente os municípios. Os prefeitos temem, além disso, que a redução pode não gerar o efeito de queda nos preços dos combustíveis no Estado.

O vice-presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Wilson Tavares, que é prefeito de Gameleira de Goiás, diz que haverá manifestação formal sobre o assunto nos próximos dias, mas adianta que os gestores avaliam ser inviável a alteração. Caso haja redução, esperam algum tipo de compensação.

Prefeitos querem compensação

“A queda na arrecadação será substancial e pode não haver o resultado esperado. O preço dos combustíveis está atrelado ao dólar. Se a moeda americana subir, a redução da alíquota pode não segurar os preços nas bombas e as prefeituras ainda ficarem sem dinheiro”, aponta.

A entidade ainda estuda os números de arrecadação enviados pela Secretaria de Estado da Economia para embasar uma decisão final sobre o assunto.

“Uma solução seria a criação de um fundo por parte do governo federal, que compensaria a alta do dólar, não repassando assim o preço ao consumidor final”, sugere Wilson Tavares.

Estado já se manifestou sobre o assunto

Caiado já se manifestou sobre o assunto e disse que o ICMS permaneceu inalterado na sua gestão e que os reajustes contínuos partiram da Petrobras, sob gestão do governo federal, atingindo 51% somente neste ano. No entanto, passou a estudar junto a prefeitos e Legislativo discussão sobre um possível corte no imposto.

A Secretaria da Economia também destacou que o governo estadual não aumentou o ICMS sobre os combustíveis nessa gestão, “muito menos pratica a carga tributária mais alta do país sobre esses produtos.

“Em relação à gasolina a alíquota do ICMS aplicada está em vigor desde janeiro de 2016, e é de 30%. Está dentro da média nacional, que vai de 25% a 34%, sendo, inclusive, menor do que Estados como, por exemplo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão e Minas Gerais”.


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp