27/08/2021 às 07h19min - Atualizada em 27/08/2021 às 07h19min

Inscrições para a edição 2021 do projeto Bombeiro Mirim seguem até 31 de agosto

Ao todo, serão sorteadas 150 vagas para crianças com idades entre 8 e 10 anos na Região Metropolitana de Goiânia e 30 vagas por Unidade Bombeiro Militar nos interiores.

SSP-GO

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

SSP-GO
 

Seguem até a próxima terça-feira (31/08) as inscrições para a edição 2021 do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Ao todo, serão sorteadas 150 vagas na Região Metropolitana e 30 vagas por Unidade Militar nos interiores. Podem participar da seleção crianças com idades entre 8 e 10 anos, que estejam devidamente matriculadas na rede regular de ensino, pública ou privada.

As vagas serão distribuídas entre as Unidades Operacionais dos Comandos Regionais Bombeiro Militar (CRBM), divididas entre os períodos matutino e vespertino, no contra turno escolar. Do total de 150 na capital, 75 serão reservadas para crianças com renda mensal familiar de até um salário mínimo e meio. As outras 75 vagas serão destinadas à ampla concorrência. Nos interiores, 15 vagas serão destinadas as famílias de baixa renda e 15 para ampla concorrência via sorteio.

Durante o projeto, as crianças irão aprender sobre a base da organização militar, além de noções de primeiros socorros, saúde, acidentes domésticos, educação no trânsito, proteção ao meio ambiente e prevenção de incêndios. Segundo o Subcoordenador estadual do Proebom, Capitão do CBMGO Macdonald Barreira, o principal foco, contudo, é desenvolver entre os pequenos a valorização dos ideais de cidadania e civismo.

“O foco é social. Prevenção de drogas, à violência doméstica, trabalho infantil e os maus hábitos e influências. Também socializar as crianças, incutir nelas disciplina, despertar liderança, aprender a trabalhar em equipe e a respeitar as diferenças”, pontua.

O curso conta com 13 disciplinas e carga horária total de 280 horas ou 140 horas conforme o ciclo anual ou semestral, com início previsto em 13 de setembro e encerramento no dia 15 de dezembro deste ano. “O lanche, fardamento, uniforme, são financiados pelo Estado, por intermédio da Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública], junto da SSP [Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás]. Temos também apoio do Ministério Público do Trabalho e da Secretaria de Estado da Economia, com o Fundo Protege Goiás”, destaca o Subcoordenador do programa.

Para as crianças que moram em Goiânia e Região Metropolitana, as inscrições devem ser feitas no site do Corpo de Bombeiros. No endereço eletrônico, é necessário o preenchimento de um formulário, informando a data de nascimento, o número do documento de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e CEP validado no site dos Correios. Caso o candidato more nas cidades do interior do Estado, deverá ir, junto ao responsável, até uma Unidade do CBMGO e realizar a inscrição de forma presencial.

O sorteio, com a divulgação de relação das crianças selecionadas, será realizado no dia 8 de setembro, às 14h15, na sede das unidades militares onde a família pleiteou a vaga. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito no telefone (62) 3201-2305 ou diretamente no site www.bombeiros.go.gov.br.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp