15/09/2021 às 17h13min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h20min

Para o combate à coccidiose aviária -

Causada por protozoários do gênero Eimeria, a doença é uma das principais responsáveis pelo impacto econômico na cadeia avícola

SALA DA NOTÍCIA Ana Caroline Carvalho

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

A coccidiose aviária, causada por protozoários do gênero Eimeria, é uma das doenças mais comuns da avicultura. A enterite resultante da enfermidade leva as aves a um quadro clínico de desidratação, apatia, diarreia, conteúdo alaranjado ou sangue nas fezes, entre outros, além da redução da capacidade de absorver nutrientes e passagem de ração, prejudicando assim o desempenho zootécnico dos lotes.

O uso de produtos anticoccidianos tem sido a principal ferramenta para realizar o controle da coccidiose de maneira efetiva há muitas décadas na avicultura industrial. Eles são classificados em dois grupos, conhecidos como sintéticos (popularmente chamados de químicos) e ionóforos, que têm contribuído enormemente para as estratégias de controle desse parasita pois possuem significativa atividade antibacteriana.


O veterinário Eduardo Muniz, Gerente Técnico em Aves da Zoetis, reforça que “para uma empresa que faz uso de anticoccidianos na sua rotina de produção, é essencial conhecer o nível de sensibilidade das diversas drogas, para que se possa tomar melhores decisões no manejo de rotação, preservando assim a eficácia destas moléculas, que trarão, consequentemente, melhores resultados produtivos”.

Muniz acrescenta ainda que os prejuízos causados por essa doença servem de alerta para todos os envolvidos nos processos produtivos e não devem de forma alguma ser negligenciados, “sendo a limpeza e a desinfecção das instalações, o manejo adequado e o uso racional dos anticoccidianos as principais formas de prevenção e controle a serem adotadas”.


A Zoetis oferece soluções para o combate à doença, como o Avatec ® 20%, indicado para a prevenção da coccidiose em frangos de corte e em perus, e o Decoox ® 6%, também indicado para a prevenção da coccidiose em frangos de corte.

Sobre a Zoetis
Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.
Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões. Para outras informações, acesse
www.zoetis.com.

 
Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp