21/09/2021 às 14h42min - Atualizada em 22/09/2021 às 00h00min

Setembro Amarelo: empresas investem em ações para auxiliar brasileiros no controle da ansiedade e depressão

Objetivo é ajudar a reduzir o número de suicídios e conscientizar sobre a importância do bem-estar emocional e físico

SALA DA NOTÍCIA Redação

Marcado pelo combate à depressão e prevenção ao suicídio, a campanha do Setembro Amarelo ganha cada vez mais força no cenário nacional e até mesmo mundial. De acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS em junho, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. A maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais, como depressão e transtorno bipolar.

Para ajudar a atenuar esse cenário, diversas empresas estão organizando campanhas focadas na saúde mental dos brasileiros e, com isso, também ajudar a reduzir a dependência do uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. Afinal, uma pesquisa recente realizada com a base de dados da Medipreço, startup parceira no cuidado à saúde e bem-estar de colaboradores de empresas, e do painel de monitoramento de produtos controlados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mostra que o consumo de antidepressivos cresceu 23,4% durante a pandemia do Covid-19. Em 2021, o aumento é de 10% comparado com o volume de medicamentos vendido no ano passado. Já a compra de ansiolíticos teve um avanço de 7% desde o início da crise sanitária e 8,2% neste ano, em relação ao ano anterior.

Outro levantamento, este da Troposlab, empresa especializada em inovação, realizado em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), revela também que a saúde mental dos empreendedores na pandemia foi bastante prejudicada. Entre os 653 participantes, 51,1% afirmaram que tiveram a vida afetada após o início da crise sanitária, mas que se sentem bem a maior parte do tempo, enquanto 24,9% dos empreendedores indicaram que foram muito afetados. Já 15,6% relataram que precisaram começar a usar medicamentos, como antidepressivos, ansiolíticos ou ambos, para controlar a situação.  Os resultados apontaram ainda que as mulheres apresentam maior intensidade de sintomas para ansiedade (28,5%), quando comparadas aos homens (22,2%), stresse (5,36% das mulheres contra 5,22% dos homens) e depressão (10,4% contra 3,4% dos homens).  

De acordo com Marina Mendonça, sócia e diretora de Cultura e Times da Troposlab, a percepção de incerteza, a autoeficácia e o tipo de negócio afetaram diretamente a saúde mental do empreendedor durante a crise. “Os sintomas de ansiedade, depressão e estresse aumentam à medida que o rendimento familiar cai, ainda que com força pequena. Mas quanto mais o empreendedor percebe que possui estratégias pessoais para lidar com os desafios trazidos pela pandemia, menores são os seus níveis de sofrimento mental”, avalia. 

Lives e conteúdos semanais contra a ansiedade e depressão

Ao longo deste mês, o Glorify, aplicativo que conta com reflexões, meditações guiadas, orações e passagens da Bíblia, disponibilizará semanalmente conteúdos especiais cheios de vida e esperança. Localizados na aba “Ouvir”, os áudios gravados pelos embaixadores do app trazem dicas para identificar e lidar com a ansiedade e depressão como Oração Guiada por Saúde Mental, Lidando com o Luto, Breve Meditação sobre Cura e Vencendo a Ansiedade. Também serão realizadas lives semanais todas às quartas-feiras, às 20h, no perfil do Glorify no Instagram. 

“O Glorify passou a fazer parte da rotina das pessoas que buscaram uma alternativa para exercer a fé sem sair de casa durante a pandemia. Queremos oferecer, cada vez mais e com maior frequência, conteúdos de qualidade e que acrescentem valor no dia a dia das pessoas, garantindo o bem-estar e a fé de cada uma delas. Setembro é um mês para reforçar ainda mais esse propósito”, explica Luiz Fernando Valente, Head do Glorify no Brasil.

Em oito meses de atuação no país, o aplicativo já soma mais de um milhão de usuários por aqui, 600 conteúdos exclusivos produzidos em português, sendo 100 deles elaborados por embaixadores e quase 30 novos toda semana. O app também já ultrapassou mais de 47,5 milhões de minutos de conteúdos ouvidos e mais de 80 mil motivos de orações inseridos. 

Prática de exercícios físicos também é aliada da saúde mental

O Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, incentiva a prática de atividades físicas e o desenvolvimento de hábitos saudáveis como formas de cuidado com a saúde mental. Com mais de 3,6 milhões de usuários no Brasil, o app oferece uma variedade de combinações de treinos quase infinita, que são criados especificamente para cada cliente, com base nas informações que o algoritmo do coach inteligente aprende com o usuário. 

Segundo Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, os exercícios têm benefícios que mudam o funcionamento do cérebro. “Adultos que se exercitam por pelo menos 150 minutos por semana não só têm uma chance menor de desenvolver doenças relacionadas ao envelhecimento, como Alzheimer e demência, mas também têm densidade óssea mais forte e corações mais saudáveis. Além disso, os exercícios podem realmente ajudar a reorganizar o cérebro”, pontua. “Isso acontece porque o exercício promove a produção de uma proteína em nosso cérebro chamada Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro ou BDNF. O BDNF é quase como um fertilizante para a mente. Ele ajuda a desenvolver novas células cerebrais, criar novas sinapses e, por sua vez, impactar positivamente nossos neurotransmissores”, explica. “Quando treinamos, neurotransmissores como dopamina, serotonina e norepinefrina são disparados repetidamente e aumentam nossos níveis de motivação, humor, foco e tempos de reação”, completa. 

De acordo com a especialista, os exercícios também liberam os hormônios da felicidade, conhecidos como endorfinas. Ter um novo suprimento desses neurotransmissores pode ajudar na clareza mental, controle emocional, maior concentração e sentimentos de euforia, além de gerar aprendizados com mais eficácia e melhorar a memória. “Ao se exercitar entre três a cinco vezes na semana por um mínimo de 30 minutos por sessão, é possível colher resultados a curto prazo, como maior concentração, e benefícios a longo prazo, como proteção contra doenças”, conclui. 

Sobre o Glorify
Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo móvel com a missão de possibilitar que cristãos em todo o mundo se conectem com Deus diariamente através de leituras bíblicas, meditações, declarações e espaço para oração e reflexão. Tem como objetivo se tornar a principal plataforma digital cristã, reinventando como os fiéis se conectam com Deus e sua comunidade por meio da tecnologia. O aplicativo está disponível para download no Google Play Store e Apple Store. Mais informações: https://share.glorify-app.com/

Sobre a Troposlab
A Troposlab é uma empresa especializada em inovação, nascida do Grupo Instituto Inovação, que desenha programas personalizados de transformação cultural, jornada de desenvolvimento do comportamento empreendedor, interação com startups e intraempreendedorismo para empresas de diversos setores. Focada nas necessidades do ecossistema empreendedor e em gerar conhecimento, a Troposlab é pioneira no Brasil em promover inovação nas empresas a partir de seus próprios colaboradores. São mais de 920 startups aceleradas e 400 programas internos desenvolvidos em empresas desde a sua fundação, em 2012.

Sobre o Freeletics
O Freeletics foi fundado em 2013 com a missão de desafiar e inspirar as pessoas a se transformarem na melhor versão de si mesmas, tanto mental quanto fisicamente. Desde então, a empresa se tornou líder em coaching de treino e estilo de vida com uso de Inteligência Artificial (IA). Hoje o Freeletics conta com 52 milhões de usuários em mais de 175 países. O aplicativo Freeletics não é apenas o aplicativo fitness nº 1 da Europa, mas também oferece a mais avançada tecnologia de IA do mercado. Ele coloca um personal trainer no seu bolso, permitindo que você treine a qualquer hora, em qualquer lugar, com planos e exercícios super personalizados. Sua tecnologia de IA permite que o aplicativo aprenda com seus 52 milhões de usuários e seus feedbacks individuais, para atender a todos de forma personalizada. Assim, são desenvolvidas Training Journeys inteligentes e projetadas de forma exclusiva para cada usuário, até o último exercício.
Para mais informações sobre o Freeletics, acesse http://freeletics.com/. Para baixar gratuitamente o aplicativo Freeletics, visite a App Store ou a Google Play Store. Para ganhar uma assinatura e testar o aplicativo, por favor, entre em contato.

Sobre a Medipreço
Fundada em 2018, a Medipreço é uma startup que atua no cuidado à saúde e bem-estar de colaboradores de empresas. A healthtech disponibiliza uma farmácia digital exclusiva, por meio do aplicativo da Medipreço, para que os funcionários das companhias parceiras comprem medicamentos e produtos de saúde com descontos vantajosos em relação ao varejo tradicional. Dessa forma, também é possível programar compras e ter o controle do consumo de medicamentos crônicos ou de uso contínuo, evitando atrasos e garantindo a eficácia do tratamento. As entregas são feitas por delivery, em um endereço indicado pelo usuário ou em um smart locker - localizado dentro da empresa e sem taxa de entrega.
Em contrapartida, a Medipreço oferece um trabalho consultivo às áreas de Saúde e Recursos Humanos das companhias, já que todos os dados anonimizados dessa jornada são apresentados em uma plataforma, com diagnósticos precisos sobre a saúde dos colaboradores. Assim, os profissionais conseguem ter um prognóstico e trabalhar com ações para prevenção de doenças e acompanhamento de pacientes crônicos. O fácil acesso ao tratamento, monitoramento e educação, torna os benefícios de saúde mais assertivos, o que reduz a sinistralidade nos planos de saúde. Mais informações em http://medipreco.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp