22/09/2021 às 13h57min - Atualizada em 23/09/2021 às 00h00min

Superou a Covid e quer voltar aos treinos?

Veja dicas importantes para recomeçar

SALA DA NOTÍCIA Thiago Romano

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Ulysses Padilha
Um ano e meio após o início da pandemia de Coronavírus, muitas pessoas já passaram pela experiência de serem contaminadas pelo vírus. Somente em Belo Horizonte, a Prefeitura contabiliza 270.750 casos confirmados, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico emitido no dia 27 de agosto.
Além de uma doença nova, ela se manifesta de diferentes formas e graus em cada paciente. Por isso, a volta aos treinos precisa ter atenção redobrada. Para entender como o retorno ao exercício físico pode acontecer após a Covid-19, o professor de Educação Física, mestre em Ciência da Motricidade, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e diretor técnico da rede de academias Bodytech, Eduardo Netto, que tem estudado sobre o assunto e acompanhado na prática esse processo dos alunos. As orientações a seguir são baseadas em declarações de consenso de algumas entidades e não contemplam pessoas que têm Covid-19 pós-aguda ou persistente.
Quando voltar?
De antemão, quem precisou ser hospitalizado e ou apresentou sintomas contínuos, como dor no peito, dificuldade para respirar, palpitações ou sintomas que indicam estresse pós-traumático, deve passar por uma avaliação médica criteriosa antes de voltar aos treinos. Já quem não se enquadra nesse grupo e teve a forma leve da Covid, pode retornar após sete dias sem sintomas (e, claro, depois do tempo de isolamento necessário). Esse início deve ser de esforço extremamente leve e com estímulos de intensidades mínimas. O automonitoramento é fundamental.

Como voltar?
O programa de retorno pode conter cinco fases, todas com período mínimo de sete dias para cada.

Fase 1- Fase de preparação

Estímulos : exercícios respiratórios , de equilíbrio, alongamento e caminhadas suaves.


Fase 2 – Retorno a atividades de baixa intensidade

Estímulos : Caminhada e yoga de baixa intensidade


Fase 3 – Retorno a atividades de intensidade moderada 

Estímulos aeróbios e início dos estímulos de força, mas de forma bem gradual.
Estímulos:  Sugestão de iniciar com trabalho intervalado  de intensidade moderada sempre com intervalos de recuperação. Duração no máximo 30 minutos.

Fase 4 – Retorno a atividades de intensidade moderada 

Estímulos: Aeróbios, força e início de estímulos de caráter funcional: Trote/corrida, musculação, aulas coletivas respeitando as intensidades e limitando a estímulos moderados.


Fase 5 – Retorno a atividades pré-Covid
Estímulos:  Padrão de estímulos anteriores à doença

Importância da atividade física

Muitos efeitos de longo prazo da Covid-19 ainda são desconhecidos. Algumas pessoas também podem apresentar sintomas persistentes, incluindo falta de ar, dores musculares, perda de estamina e exaustão. Por isso, para concluir, Netto reforça a importância da cautela. “A recomendação é que você procure  um profissional de saúde para se certificar de que está progredindo de forma adequada e monitore e avalie os sinais do corpo”, explica. Além disso, máscara e distanciamento seguem como medidas obrigatórias para um treino seguro.
 

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp