29/09/2021 às 17h01min - Atualizada em 30/09/2021 às 00h00min

Cuidados com o coração começam durante o pré-natal

A cardiopediatria é a especialidade médica que cuida do coração das crianças e atua desde o pré-natal para controlar e evitar o surgimento de doenças cardiovasculares

SALA DA NOTÍCIA Pollyana Cabral

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Hassan OUAJBIR
Cuidados com o coração começam durante o pré-natal

A cardiopediatria é a especialidade médica que cuida do coração das crianças e atua desde o pré-natal para controlar e evitar o surgimento de doenças cardiovasculares
Comemorado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração tem por objetivo alertar sobre a importância de preservar a saúde do coração. Algumas doenças cardíacas podem surgir ainda no feto, logo após o nascimento ou durante o crescimento da criança. Porém, com o auxílio da cardiologia pediátrica, as doenças congênitas – aquelas que se apresentam antes mesmo do nascimento – podem ser monitoradas ainda durante a gestação. O diagnóstico precoce é fundamental, pois assim, é possível controlar e evitar o surgimento de doenças cardiovasculares e complicações decorrentes.

Os problemas cardíacos congênitos surgem antes do nascimento do bebê e estão relacionados com a predisposição genética. Bebês de gestantes com diabetes ou cardiopatias congênitas, por exemplo, podem nascer com patologias no coração, como insuficiência cardíaca. “O fumo também é um fator muito relacionado a alterações no desenvolvimento do feto. Por isso é recomendado que mulheres que fumam abandonem este hábito durante a gestação”, explica o cardiologista pediátrico da Maternidade Brasília Maurício Jaramillo.

Além disso, fatores de risco - como hipertensão, diabetes e colesterol – precisam ser analisados e controlados desde a infância. O acompanhamento da saúde do coração da mãe e do bebê desde o pré-natal é fundamental para um desenvolvimento saudável. Entre as principais doenças tratadas pela cardiopediatria estão hipertensão arterial, obesidade infantil, arritmias cardíacas, miocardiopatias, colesterol alto e defeitos congênitos. O acompanhamento médico especializado aumenta as chances de um crescimento saudável e uma vida adulta com qualidade.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp