10/01/2022 às 19h09min - Atualizada em 10/01/2022 às 19h09min

Goiás quer vacinar também crianças de três a cinco anos contra Covid-19

A imunização deverá ocorrer com a CoronaVac que, de acordo com Alexandrino, já apresentou um estudo referente a essa faixa etária

Mais Goiás

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Divulgação

O titular da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, declarou, em entrevista nesta segunda-feira (10), que a pasta aguarda um parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando a vacinação contra Covid-19 de crianças de 3 a 5 anos. A imunização deverá ocorrer com a CoronaVac que, de acordo com Alexandrino, já apresentou um estudo referente a essa faixa etária.

De acordo com o secretário na entrevista a um veículo local, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 deve começar na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, com a chegada a Goiás no final de semana de doses específicas da Pfizer para a imunização.

Alexandrino também sinalizou que Goiás pode começar, em breve, a vacinar também crianças de 3 a 5 anos, o que depende de uma autorização expressa da Anvisa. “Estamos aguardando, nos próximos dias, um parecer da Anvisa para que crianças de 3 a 5 anos possam ser vacinadas. Há um pedido da Coronavac, com um estudo apresentado com relação a essa idade, e nós estamos aguardando que aconteça nos próximos dias”, informou.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 será por ordem decrescente

Ainda segundo Ismael Alexandrino na entrevista, a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no estado ocorrerá por ordem decrescente de idade, e não por priorização de comorbidades.

Ele destacou a recomendação do Ministério da Saúde de aplicar a vacina por ordem decrescente de idade e priorizando aquelas que possuem comorbidades. Porém, segundo Alexandrino, a exigência de laudos no momento é inviável.

“Nós entendemos que, neste momento, exigir da população laudos de comorbidades vai dificultar a vida da população. Muitas vezes, a pessoa não tem esse laudo e vai precisar ir na unidade de saúde, que já está sobrecarregada“, ressaltando que vacinação por ordem decrescente de idade dará mais rapidez e praticidade à imunização.


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp