18/03/2022 às 12h37min - Atualizada em 18/03/2022 às 12h37min

Criminosos se passam por funcionários do Detran para aplicar golpes em Goiás

Realizam ‘leilão’ de veículos em site falso

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução
Um grupo de criminosos está se passando por funcionários do Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO) para aplicar golpes em Goiás e outros Estados. Em um site falso, sob pretexto de vender veículos em leilão, os suspeitos atraem as vítimas e, após a realização do pagamento, cortam todo o contato e somem.

Delegado adjunto da Delegacia Estadual de Repressão de Crimes Cibernéticos de Goiás (DERCC), Daniel Oliveira afirma que os suspeitos utilizam o site falso, com layout, símbolo e até mesmo indicam que é um portal de leilão oficial do Detran. Além disso, explicam o passo a passo de cadastro, sanam possíveis dúvidas das vítimas através de um número de WhatsApp e também com supostos comentários de compradores que teriam participado dos arremates.


“Ao realizar o cadastro, o grupo já consegue capturar os dados da vítima, como CPF, nome completo e telefone. Além de solicitarem uma foto do documento de Identidade ou Carteira de Habilitação. São criminosos que tentam se passam por servidores de unidades de vários Estados, inclusive no Distrito Federal”, pontua.

Oliveira alerta para sempre conferir o site oficial do Detran e recomenda utilizar o aplicativo do Órgão para, assim, perceber qualquer suspeita e não cair em possíveis golpes. Outra orientação é se atentar ao link da página (URL), se faz referência a um site governamental, o ‘gov.br’. “Medidas já estão sendo tomadas pela Polícia Civil para que o falso site seja retirado do ar. No entanto, o portal está hospedado no exterior, o que dificulta o processo”, esclarece ao jornal A Redação.
 


Carros que supostamente estariam disponíveis em falso leilão (Foto: reprodução)

Ao AR, o Departamento de Trânsito informou que o Leilão Detran-GO é uma das modalidades de licitação específica com base nos artigos 271 e 328 do Código de Trânsito Brasileiro, e que se trata de um procedimento realizado por leiloeiros cadastrados na Junta Comercial do Estado. Todo o procedimento é publicado no Diário Oficial de Goiás (DOE) e no site da autarquia, além do acompanhamento pela Comissão Especial de Leilão do órgão.

O órgão orientou, ainda, que “somente no Site Oficial do Detran-GO o usuário pode obter informações confiáveis sobre os procedimentos e serviços, inclusive informações sobre leilões oficiais". "No momento não estão sendo realizados leilões em nenhum município do Estado", alerta o departamento. 


Capa do site oficial do Detran-GO (Foto: reprodução)

“Uma dica importante é para que as vítimas não abram arquivos anexados ou enviados aos usuários em e-mails ou via aplicativos de mensagens. Isso porque esses arquivos podem conter programas executáveis criados para causar danos ao computador ou celular com a finalidade de roubar dados pessoais. Caso algum cidadão tenha recebido alguma mensagem sobre sites desse tipo, denuncie à Ouvidoria do Detran-GO: (62) - 3272.8220”, conclui o órgão.
 

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp