27/05/2022 às 09h26min - Atualizada em 27/05/2022 às 09h26min

Casos de covid em Goiás aumentam 136% em maio, na comparação com abril

Em números absolutos, estado registra 14,2 mil casos nesse mês, contra seis mil no mês passado

Mais Goiás

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

O estado de Goiás teve 14.213 casos confirmados de Covid-19 durante o mês de maio, até o dia 26. O número representa um aumento de 136% em comparação às últimas quatro semanas. Isso porque, durante o mês de abril, o estado registrou 5.999 casos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), somente das últimas 15 horas, 4.170 novos casos foram detectados no território goiano. A variante ômicron é a principal em circulação.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, já havia feito um alerta sobre a possibilidade de aumento da casos em razão do tempo frio. A circulação de vírus causadores de doenças respiratórias, segundo a especialista, é maior no inverno, especialmente quando há queda nas temperaturas.

Em Goiás, o município de Mineiros, no Sudoeste do estado, atingiu mínima de 4,8ºC no último dia 18. Enquanto a capital, teve a madrugada mais fria do ano, com 5ºC.

UTIs em queda

Apesar de Goiás ter apresentado aumento no número de casos confirmados durante o mês de maio, o índice de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede estadual não cresceu.

Dados do painel de Covid-19 de Goiás mostram que, a ocupação média das UTIs durante o mês de abril foi de 46,4%. Enquanto em maio, esse número foi de 31,4%.
 

Vacinação

A superintendente, Flúvia, orienta as pessoas que integram os grupos de risco e que ainda não se vacinaram contra a Influenza e contra a Covid-19 a procurarem os postos de saúde o mais breve possível para se protegerem contra os vírus que podem causar doenças graves.

“A população tem a vacina ao alcance de suas mãos. É imprescindível que os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade, tanto idosos quanto imunossuprimidos, procurem os centros de saúde para se imunizarem. A vacina salva vidas”, pontua.

Até o momento, Goiás já aplicou 13,2 milhões de doses de vacina que protegem contra a Covid-19. Ao menos 82,12% da população geral já tomou a primeira dose e 72,95% se imunizaram com as duas doses ou a dose única. Contudo, vale citar que ainda existem 2.706.825 de doses de reforço em atraso.


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp