09/06/2022 às 20h10min - Atualizada em 09/06/2022 às 20h10min

Sindicato Rural de Catalão e Senar iniciam assistência técnica gratuita a produtores

Sindicato Rural de Catalão
O Sindicato Rural de Catalão e o Senar-GO já deram inícioao Senar+, em Catalão e região. O programa atende gratuitamentea produtores de várias cadeias produtivas, com visitas periódicas paraassistênciatécnicae gerencial. O programa já estáem andamento para Apiculturae com últimos detalhes parao início em Olericultura. Ambos aindatêm inscrições abertas. Uma terceiracadeiaprodutiva, ade pecuárialeiteiradeve seriniciadaassim que a mobilização forfinalizada.
 
O projeto de Apiculturajáatende a20 produtores, mas sua capacidade é de 30. “Aindatemos vagas e aindahá tempo, mesmosabendoque jáestouem campo”, disse oTécnicoresponsável pelo projeto, DjalmaAguilar. Paraa olericultura, aturmatambém estápraticamente fechada, porém também, aindahávagas.
 
O programa Senar+é gratuitoa todosos participantes. “O produtorque participartem assistênciatécnicae gerencial de suapropriedade, com presençade um técnico umavez por mês”, disse Gabriel Hudson. Ambos têm como objetivo fomentaro aumento de produção, dar condição da permanênciadohomem do campo em suas atividades e aindacolaborarno gerenciamento dapropriedade,incrementando sua renda.
 
“Nósdemosinícioao projeto de Apiculturaem campo, aindaem junho. Mas o produtorque se interessar, aindatemos algumas vagas. Bastaentrarem contato com o Sindicato Rural de Catalão ou com a mobilizadoraChristiane Frezza(responsável, pelo número 98167 6580). As vagas sãolimitadas”, disse Djalma, completandoque nocasoda Apicultura, aimportânciaé mantera cadeiaprodutivada abelha, fomentando umamelhorprodução de derivados do mel e aindaa preservação de abelhas, consideradas porele, fatorfundamental parapolinização. As abelhas correspondea80% da polinização dos vegetais, minimizando assim adegradação, favorecendo aprodução integradanaagropecuária. “Essa é uma atividade que vem crescendo muito por dois fatores: o primeiro pelo meio ambienteporcontada polinização. Então, com o aumento dapolinização háum aumento de vegetação. Outro fatorimportante que é levado em conta da importânciada Apicultura, é aprocura das pessoas poruma vidamais saudável, visto que o mel é um alimento que traz muitos benefíciosàsaúde”, completouele. A atividade desenvolvidacom apicultores naregião, pelo Sindicato Rural de Catalão e Senar, iniciou em 2020, nomunicípio de Davinópolis com amobilização e identificação de interessados e com potencial. “Aospoucosmais apicultores daregiãoforam se sensibilizandoe se juntandoao grupopara o acompanhamentotécnico”, ressaltaChristiane Frezza.
 
O programa Senar+de olericultura, que também serádesenvolvido em parceriado Sindicato Rural de Catalão e Senar GO, englobaaprodução de legumes, vegetais e hortaliças. O produtor que aderirao programa, sejaele em qualquercadeiaprodutiva, terátambém assistência gerencial de suapropriedade. “Oprodutoraofinal de cada ciclosaberáqual foi seucusto de produção e qual o retornoque ele estátendo”, ressaltou Gabriel. “Otrabalhode mobilização de produtores de olericulturajácomeçou. Nasemanaque vem, deve seriniciado o trabalhode campo, que é a assistênciatécnicae gerencial. Aindatemos poucasvagasabertas”, disse JaquelineDuarte, mobilizadoradesse programa. As inscrições e mais informações em relação ao programa de Olericulturapodem serfeitas no SindicatoRural de Catalão (3441 2479) ou com Jaquelinepelo número 99961 7802.
 
Para os interessados naatividade de pecuárialeiteirapodementrarem contato com a mobilizadoraChristianeFrezzaou termais informações no SindicatoRural de Catalão

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp