13/06/2022 às 16h48min - Atualizada em 13/06/2022 às 16h48min

Soldado catalano forma no 20º Curso Operacional de Rotam

Soldado hoffmann formou juntamente com mais 52 soldados

SSP GO

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

André Saddi / Oly Júnior
 

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (10/06), da formatura do 20º curso operacional das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (ROTAM). No total, 108 alunos participaram da qualificação, mas apenas 52 conseguiram chegar ao final. Madrinha da turma, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado acompanhou o governador no ato.

“O povo goiano tem um carinho especial pela Rotam, uma tropa altamente preparada para situações emergenciais de altíssimo risco. Como governador do Estado, é um orgulho poder participar, em todos esses anos, da formação do curso”, afirmou Caiado. “É um batalhão especializado que fez de Goiás uma referência nacional, o que mostra ao Brasil que, quando se tem respeito pelas forças de segurança, e ao mesmo tempo, o governante dá bom exemplo, as tropas sabem levar tranquilidade a toda população”, acrescentou.

 

Catalão Online Oficial Publicidade 750x90

 

“É uma honra e uma responsabilidade muito grande”, disse Gracinha sobre a distinção que recebeu de madrinha, por parte dos formandos. “Sempre estamos presentes aqui na Rotam, como forma de agradecer pelo trabalho que as forças de segurança tem feito pelo nosso querido povo goiano”, completou. A solenidade foi marcada por homenagens, além de apresentação das tropas e viaturas. “A Rotam se transforma numa família. E de vocês, se espera sempre uma postura de respeito, dedicação, trabalho e coragem, para enfrentarmos a criminalidade no nosso estado e em todo País”, disse o governador.

O curso operacional para se tornar um integrante da Rotam tem o objetivo de formar policiais militares que atuarão no apoio às unidades de área em ocorrências de grande repercussão. “Estamos cumprindo as diretrizes do nosso governador, que é especializar os homens. Entregamos aqui profissionais altamente preparados para operações de grande porte em Goiás”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum.

A formação ocorre nas instalações do próprio batalhão da Rotam e nessa edição contou com 620 horas-aulas. “Tenho certeza absoluta que, num curto espaço de tempo, vamos baixar ainda mais a criminalidade e chegar em índices mínimos referência mundial, com o Estado mais seguro para se viver”, finalizou o secretário.

Nesta 20ª edição, se inscreveram 108 candidatos, entre eles participantes de forças de segurança de outros Estados, como Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Maranhão, Espírito Santo e Bahia., e um de Catalão, Soldado Hoffmann, natural de Catalão.  Após mais de três meses de curso intensivo, 52 concluíram a formação. “A forja é muito pesada. Um policial, para começar um curso de Rotam, treina por anos. A exigência física, psicológica e mental é grande”, analisou o tenente-coronel Fábio Francisco da Costa, comandante da Rotam.

Também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), coronel André Henrique Avelar; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Washington Luiz Vaz Júnior; diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires; subcomandante da PM-GO, Coronel Evenir Da Silva Franco Jr.; chefe do Estado Maior da PM-GO, Coronel Clives Pereira Sanches. Ainda o comandante do Comando de Policiamento da Capital, Coronel Durvalino Câmara; Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo; subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Danilo César Fonseca, representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; juiz Hamilton Gomes Carneiro e vereador Sargento Novandir.


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp