21/06/2022 às 18h40min - Atualizada em 21/06/2022 às 18h40min

Cepa Cosmopolita: Goiás tem duas mortes confirmadas pela variante da dengue

Esta cepa da dengue é a mais transmitida no mundo e integra o grupo de genótipo cosmopolita do sorotipo 2.

Dia Online

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Daqui BH / Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás confirmou duas mortes causados pela cepa cosmopolita da sengue, no Estado. As vítimas eram residentes de Trindade e Aparecida de Goiânia.

Esta cepa da dengue é a mais transmitida no mundo e integra o grupo de genótipo cosmopolita do sorotipo 2. Este tipo de dengue pode agravar os sintomas mais comuns da doença.

Vale lembrar que antes de ser diagnosticada no Brasil, a cepa, na América Latina, havia sido detectada apenas no Peru. Entre os estrados brasileiros, Goiás foi o primeiro a registrar um caso da doença, que foi identificada em Aparecida de Goiânia.

A partir do primeiro registro, um sistema de sequenciamento foi feito e descobriu-se que dentre as 87 amostras colhidas, sete eram da cepa cosmopolita. Foi através da amostragem que n ovos casos da cepa da dengue foram descobertos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a última coletagem conseguiu detectar cinco novos casos em toda Região Metropolitana de Goiânia. Destes casos, dois foram a óbito.

O pesquisador da Fiocruz, Luiz Alcântara, ressaltou que apesar do primeiro ter sido identificado em Goiás, com novos sequenciamentos foi possível descobrir um caso mais antigo, ocorrido em julho de 2021.
 

Segundo ele quando as analises evolutivas, temporais, foram feitas foi descoberto que, inicialmente, o vírus encontrou do Peru no Mato Grosso do Sul e não em Goiás, como havia sido descoberto anteriormente.

Ao todo o vírus da dengue possui quatro sorotipos (1, 2, 3, e 4), que podem ser divididos internamente em vários genótipos ou linhagens. A cepa cosmopolita está integrada dentre as seis linhagem que compõem o sorotipo 2.

Cerca de 90% dos casos de dengue, no Brasil, são de responsabilidade do tipo 1. A explicação dada por especialistas é de que a noiva linhagem da doença não é a responsável pelo aumento de casos confirmados no país. Todavia é uma preocupação para 2023.

Segundo Amorim, a dengue tipo 2 por si só já é mais grave. Daí a necessidade de monitoramento para entender como será a sua ocorrência, em especial nos períodos chuvosos.

Aumento de casos em Goiás

Em todo Brasil, a região Centro-Oeste é a que tem maior incidência de casos de dengue confirmados. Atualmente Brasília é a capital com o maior número de infectados, sendo mais de 52 mil registrados. Goiânia ocupa a segunda posição com 42 mil.

Em âmbito nacional, o país já registra 1.143 mil casos de dengue, o que corresponde a uma alta de quase 200% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 550 pessoas morreram devido ao vírus e outros 359 óbitos são investigados.

Cepa Cosmopolita: Goiás tem duas mortes confirmadas pela variante da dengue

Cepa Cosmopolita: Goiás tem duas mortes confirmadas pela variante da dengue

Saiba identificar o mosquito da dengue – Foto: Internet / Reprodução

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp