07/07/2022 às 10h53min - Atualizada em 07/07/2022 às 10h53min

Justiça Eleitoral começa convocação de mesários que vão trabalhar nas eleições 2022

Para ser mesário é preciso ter mais de 18 anos, não ser parente de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.

Dia Online

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução/ Canelinha SC

Os preparativos para as eleições 2022 já começaram e a Justiça Eleitoral iniciou, nesta terça-feira (5), a convocação dos mesários que vão trabalhar nas eleições em outubro. No total, cerca de 2 milhões de pessoas vão atuar no pleito de atendimento deste ano, nas seções eleitorais, postos de justificativa e no apoio logístico.

Estão sendo chamados aqueles que se inscreveram para trabalhar como mesários ou que foram convocados para prestar o serviço no dia da eleição. Todos vão receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física, por aplicativo de mensagem ou e-mail. A forma de comunicação é estabelecida por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os mesários convocados devem passar por um treinamento virtual, no qual terão que receber informações sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a votação, bem como soluções para eventuais problemas que possam surgir. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Catalão Online Oficial Publicidade 750x90

 

Para ser mesário é preciso ter mais de 18 anos, não ser parente de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.
 

De acordo com o TRE, além de prestar serviço à democracia e ao país, os mesários podem contar com horas complementares em cursos universitários, além de ter direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário.

Ser mesário ainda conta como vantagem para desempate em concurso público, se estiver previsto em edital. No dia da eleição, o mesário ainda recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45,00 (Portaria TSE nº 399, de 27 de abril de 2022).

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp