03/08/2022 às 00h57min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h57min

Transmissão comunitária da Varíola dos Macacos é confirmada em Goiânia

Ao todo, Goiânia já registra 29 casos confirmados da varíola dos macacos.

Dia Online

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Internet / Reprodução

Nesta terça-feira (2/8) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia confirmou a transmissão comunitária da varíola dos macacos na capital. Em outras palavras, quer dizer que não é possível rastrear a origem da infecção, de um ou mais casos, confirmadas no município.

Para informar sobre a transmissão, a pasta emitiu uma nota confirmando mais três casos da doença. Ao todo, Goiânia já registra 29 casos confirmados da varíola dos macacos, e que estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs).


 

De acordo com a SMS, a maioria dos pacientes acometidos pela enfermidade possuem histórico de viagem a São Paulo, Rio de Janeiro ou país com transmissão comprovada.

Deste modo, a saúde de Goiânia reforça que as unidades de saúde da capital foram, e estão, capacitadas para atender esses pacientes e que tem orientado a população a buscar auxílio médico caso haja algum sintoma da doença apareça.
 

“Todas as unidades de saúde já estão capacitadas para realização desses atendimentos. Ao aparecerem quaisquer sinais ou sintomas, como febre alta súbita, dor de cabeça, aparecimento de inflamação de linfonodos (ínguas), erupções cutâneas e mal-estar, é necessário que o paciente procure serviço de saúde para fazer avaliação clínica necessária”, recomenda a SMS.

Segundo a pasta, todos os pacientes confirmados com o vírus são do sexo masculino e tem entre 20 e 47 anos de idade.
 

Casos confirmados em Goiás

Conforme o levantamento nacional da doença, Goiás é o sexto estado com maior número de casos confirmados de varíola dos macacos. O informe divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra que mais de registros da doença já foram notificados.

Dentre o total de notificações, a SES/GO informa que 32 foram confirmados, 54 estão aguardando conclusão dos exames laboratoriais no Rio de Janeiro (RJ) e 17 foram descartados.

 


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp