18/10/2022 às 19h27min - Atualizada em 18/10/2022 às 19h27min

Aneel aprova reajuste de 4,82% nas tarifas da Enel Distribuição Goiás

Valores entram em vigor em 22/10

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução A Redação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (18/10), o reajuste tarifário da Enel Distribuição Goiás. O reajuste para os consumidores residenciais, que representam mais de 86% de todos os clientes da Enel Goiás, foi de 4,82%, abaixo dos índices de inflação (IPCA de 7,17% e IGP-M de 8,25%). Esses clientes, que até então pagavam R$ 0,637/kWh na conta de energia, a partir do dia 22 de outubro passarão a pagar R$ 0,671/kWh. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e comércios de grande porte, o reajuste médio será de 10,84%.
 
Entre os fatores que impactam no reajuste da tarifa, está o aumento de encargos setoriais, a alta da inflação (IPCA), o aumento dos custos com aquisição de energia produzida pelos geradores, além do custo com o transporte dessa energia até a distribuidora.

 
O processo de reajuste iniciou com percentual de 20,07% e, após medidas implementadas pela distribuidora, Governo Federal e Aneel, chegou-se ao percentual aprovado. Entre as ações que contribuíram para a redução do reajuste tarifário está o crédito do Pis e Cofins, que proporcionou uma devolução de valores tributários na conta. Essa ação foi responsável por uma redução de quase 9% em relação ao percentual inicialmente previsto neste reajuste.
 
Feirão de Negociação
 
Com o objetivo de incentivar que os clientes regularizem a situação com a empresa antes que o reajuste tenha impacto na conta, a Enel Goiás inicia nesta quarta-feira (19/10), um Feirão de Negociação. A ação presencial será no estacionamento do Centro Popular de Abastecimento e Lazer (Cepal) do Jardim América, em Goiânia, das 9h às 16h, até sábado (22/10), com condições especiais para clientes inadimplentes, além de troca de lâmpadas e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.
 
Exclusivamente para o Feirão de Negociação, a Enel Distribuição Goiás vai parcelar em até 12 vezes (1+11) os débitos dos clientes que tenham faturas vencidas há mais de 61 dias, com uma entrada mínima de 10% do valor da dívida, sem taxa de financiamento e sujeito à aprovação. Ainda entre as ações preparadas para o Feirão, 12 lojas de atendimento funcionarão neste sábado das 8h às 12h.
 
Composição da tarifa de energia
 
As tarifas de energia são definidas pela Aneel com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel como: impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia. Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da tarifa de energia, e repassados às empresas de geração, transmissão e aos Governos Federal (encargos setoriais e Pis/Cofins) e Estadual (ICMS).
 
Veja abaixo como fica a composição da conta de energia da Enel Distribuição Goiás após a aprovação do reajuste tarifário:

 
 

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp