24/11/2022 às 06h23min - Atualizada em 24/11/2022 às 06h23min

Estado convoca famílias goianas a vacinarem bebês contra covid-19

Doses são para crianças com comorbidades

A Redação
IRON BRAZ
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) convoca as famílias goianas para a campanha de vacinação contra a covid-19 que contempla, desde o final da semana passada, bebês de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades. O imunizante para este público é o da Pfizer-BioNTech Comirnaty, popularmente chamado no Brasil de Pfizer Baby. 
 
A primeira remessa das vacinas pediátricas, com um total de 35 mil doses, chegou ao Estado no dia 11 de novembro e está sendo distribuída aos municípios em etapas. Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha divulgado o número total de doses aplicadas até agora, municípios como Goiânia e Aparecida de Goiânia registram baixa procura. 
 
A gerente de Imunização da SES em substituição, Alessandra Santana, acentua que a vacinação é fundamental para proteger as crianças contra os agravos da covid-19. Ela informa que a vacina está sendo aplicada em mais de 900 postos de vacinação.
 
“Estamos vivendo um período preocupante, com aumento de casos de covid-19. Então, levem seus filhos aos postos de saúde para serem imunizados. A vacina é segura, autorizada pela Anvisa e com a recomendação do Ministério da Saúde”, destaca.
 
A imunização completa é garantida com a aplicação de três doses. As duas primeiras doses devem ter quatro semanas de intervalo, e a terceira é aplicada pelo menos oito semanas após a segunda. O primeiro lote foi inteiramente reservado para os bebês com comorbidades e, à medida que chegarem novas doses, a faixa etária será ampliada.
 
Em Goiás, conforme dados do Ministério da Saúde, a população de crianças de 6 meses a menos de 3 anos, independentemente de comorbidade, soma 242.943 menores. 
 
Distribuição
Antes de serem enviadas aos municípios, as vacinas destinadas à primeira dose foram separadas por região, submetidas a descongelamento em temperatura de +2°C a +8°C e acondicionadas em caixas para transporte dentro dos padrões recomendados pelas autoridades de saúde. As vacinas restantes, a serem usadas na segunda e terceira doses, estão estocadas na Central Estadual de Rede de Frio da SES, em Goiânia. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp