08/05/2023 às 10h24min - Atualizada em 08/05/2023 às 10h24min

Confirmado caso de leishmaniose visceral em criança de Caldas Novas

Entenda mais sobre a doença

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução A Redação
Foi confirmado um caso de leishmaniose visceral humana na cidade de Caldas Novas. A informação é da própria Secretaria de Saúde do município. Trata-se de uma criança de 3 anos, que está em tratamento em Goiânia. Rara, a Leishmaniose é uma doença primária de animais, principalmente cães, que pode ser transmitida aos humanos. Considerada grave, é causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha.
 

De acordo com a prefeitura de Caldas Novas, cidade onde o caso foi registrado, as ações de prevenção e controle da doença já estão sendo tomadas em conjunto, pela Vigilância Epidemiológica, Departamento de Endemias e Vigilância Sanitaria, seguindo as orientações estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, e estão sendo intensificadas.
 
"Foi realizada uma ação de bloqueio na residência da criança afetada e também nas proximidades, descartando outros casos, e seguindo os protocolos sanitários, tendo em vista a complexidade da doença", informou a gestão municipal. "Antes mesmo da confirmação do diagnóstico, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram exames nos cães do local, cujos resultados foram negativos", completou a prefeitura. 
 
As famílias do setor também receberam orientações sobre cuidados para prevenir novos casos e a necessidade de procurar a Vigilância Epidemiológica e o Departamento de Endemias para informar sobre animais com sintomas sugestivos da doença.
 
Sintomas em humanos
Entre os sintomas de leishmaniose visceral em humanos estão febre irregular e prolongada, anemia, indisposição, palidez da pele e ou das mucosas, além de falta de apetite e perda de peso. Também é identificado inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.
 
O diagnóstico da leishmaniose é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e, assim como o tratamento com medicamentos, deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde. Sua detecção e tratamento precoce devem ser prioritários, pois ela pode levar à morte.

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp