11/05/2023 às 00h28min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h28min

Vacina contra gripe segue liberada para todos os goianos até 31 de maio

Doses estão disponíveis em todo o estado

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Divulgação
A vacinação contra a influenza segue disponível para todos os goianos, com idade a partir de seis meses, até o dia 31 de maio. As doses estão disponíveis em todas as 900 salas de vacinação do estado, sempre das 8h às 17h. A medida é resultado da ampliação da campanha, antes restrita a grupos prioritários, e tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal em Goiás. No último sábado (6/5), houve o Dia D, no qual quase 165 mil pessoas foram imunizadas.
 

A vacinação foi antecipada em função do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Influenza. Atualmente, a cobertura vacinal está em 30,14%, quando o ideal seria acima de 90%. Autoridades de saúde afirmam que vírus da doença é bastante incidente nesta época do ano, e a Influenza pode se agravar para a Srag, levando o paciente à internação e até mesmo à morte.
 
Luciano de Moura Carvalho, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, avalia que apesar de ser um dos estados que mais vacina, Goiás precisa melhorar a cobertura. “A atual cobertura está aquém do que precisamos alcançar e isso se reflete no aumento do número de casos e óbitos”, diz. “Nosso monitoramento identificou o cenário de surto um mês antes do esperado e iniciamos um trabalho de mobilização, com ações efetivas para proteger a população”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.
 
No dia 19 de abril, a SES-GO emitiu alerta aos municípios e à imprensa em relação à antecipação do surto de Influenza, comparando dados das primeiras semanas deste ano com 2019. Naquele ano foram registrados 207 casos de influenza, enquanto até a 17ª semana de 2023 já eram 202 casos.

Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp