24/05/2023 às 13h48min - Atualizada em 24/05/2023 às 13h48min

Mineradoras são alvos de protestos de moradores de Catalão e Ouvidor

Segundo manifestantes, Cmoc do Brasil e Mosaic Fertilizantes são responsáveis por vários danos sociais e ambientais.

Gabrielle Andrade
Jornal Opção

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Jornal Opção
Um grupo de moradores de Catalão e Ouvidor protestaram contra as mineradoras Cmoc do Brasil e Mosaic Fertilizantes, nesta terça-feira, 23. Os manifestantes bloquearam a GO-504, próximo ao acesso da BR-050. Eles denunciam que as duas companhias têm gerado impactos sociais, ambientais e financeiros para a região.  

 

O mais grave, segundo o grupo, é que as empresas tentam expandir as operações adquirindo as propriedades em seu entorno, oferecendo valores bem abaixo do praticado no mercado. Caso o dono não aceite, as mineradoras estariam entrando com ações na Justiça para obrigá-los a concordar com a negociação.

 
Dentre as reivindicações deles estão: a criação de um parâmetro de valor mínimo para a terra adquirida pelas Mineradoras para a expansão dos empreendimentos com aprovação do Judiciário, poder público e pela sociedade em audiência pública; negociação individual das benfeitorias, considerando as perdas de sua origem e história; inclusão no plano de expansão a aquisição ou indenização das propriedades rurais que ficam no entorno dos empreendimentos das mineradoras.
 

Procuradas pelo Jornal Opção, a Mosaic respondeu que há apenas uma aquisição de terreno na Justiça. Esse caso seria entre a companhia e uma família, pois não houve consenso. A companhia informou que está mantendo aberto o “diálogo e à negociação e segue envidando esforços para uma solução amigável”. A Cmoc do Brasil não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp