15/06/2023 às 16h11min - Atualizada em 15/06/2023 às 16h11min

Com fotografia de Lucas Machado, Congadas de Catalão ganham destaque em lista dos 100 lugares imperdíveis do Brasil pelo Jornal Folha de São Paulo

A imagem selecionada para representar as congadas de Catalão evidencia a grandiosidade e a riqueza cultural dessa tradicional festividade.

Gabrielle Andrade
Lucas Machado

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução Lucas Machado
Na edição desta quinta-feira, 15/06/2023, o renomado Jornal Folha de São Paulo apresentou mais uma matéria da série sobre os 100 lugares imperdíveis do Brasil, assinada pelo talentoso jornalista Gabriel Justo. A reportagem trouxe um destaque especial para as congadas de Catalão, com uma belíssima fotografia capturada pelo fotógrafo catalano Lucas Machado, que contribuiu com a matéria.

A imagem selecionada para representar as congadas de Catalão evidencia a grandiosidade e a riqueza cultural dessa tradicional festividade. Para o fotógrafo Lucas Machado, ter a oportunidade de levar o nome das congadas de Catalão ao nível nacional é motivo de orgulho. Ele ressalta que isso demonstra a importância de um trabalho fotográfico bem executado e, acima de tudo, ressalta a força e a relevância das tradicionais congadas de Catalão.


No contexto da matéria, as congadas de Catalão ganharam destaque ao lado de festas gigantes, como o famoso Festival de Parintins, no coração da Amazônia, a renomada Festa do Peão de Barretos, em São Paulo, e a tradicional Oktoberfest, em Santa Catarina. Essa honrosa inclusão ao lado de eventos tão icônicos reforça a posição de destaque que as congadas de Catalão têm adquirido no cenário cultural brasileiro.

As congadas de Catalão são conhecidas por sua tradição secular, enraizada na cultura afro-brasileira. Essa manifestação artística e religiosa consiste em uma festa marcada por danças, músicas, rituais e cortejos pelas ruas da cidade. Durante as congadas, os participantes, vestidos com trajes típicos e coloridos, reverenciam seus santos padroeiros, celebrando a devoção e a ancestralidade.

O reconhecimento das congadas de Catalão como um dos 100 lugares imperdíveis do Brasil é uma conquista significativa para a comunidade local, que se dedica a preservar e valorizar essa manifestação cultural. A inclusão na matéria do Jornal Folha de São Paulo destaca a importância de salvaguardar e difundir as tradições populares, promovendo a diversidade e a riqueza cultural do país.

Com essa exposição nacional, espera-se que as congadas de Catalão atraiam ainda mais visitantes e despertem o interesse de pesquisadores, estudantes e apreciadores da cultura brasileira. Essa manifestação tradicional, agora reconhecida como um dos lugares imperdíveis do Brasil, tem o poder de encantar e emocionar aqueles que têm o privilégio de presenciar sua grandiosidade.

Para o fotógrafo Lucas Machado, as congadas de Catalão provam que a cultura popular brasileira está viva e pulsante, mantendo-se como um valioso tesouro a ser celebrado e compartilhado por todos. Ao lado de festas icônicas do país, as congadas de Catalão brilham.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp