21/07/2023 às 20h46min - Atualizada em 21/07/2023 às 20h46min

Prefeito Adib Elias apresentou as obras do Hospital Regional para a sociedade catalana e autoridades da região

Lideranças da região reconhecem a grandiosidade do Hospital cuja inauguração está prevista para o início do ano que vem.

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Secom
Um café da manhã oferecido pela Prefeitura de Catalão nesta quinta-feira, 20/07, movimentou o canteiro de obras do Hospital Regional de Catalão que já está com 50% da construção executada. Lideranças políticas, de clubes de serviço, secretários municipais, empresários, vereadores e prefeitos das cidades vizinhas participaram do encontro a convite do prefeito Adib Elias.

O maior em construção do interior brasileiro

“Eu fiz o convite para vocês sentirem a tamanha importância do benefício que vai atender pessoas de todas as partes, mas principalmente da região da estrada de ferro (Sudeste de Goiás), que tem cerca de 320 mil habitantes. Este é o maior hospital em construção no interior do Brasil. Vamos minimizar a dor dos pacientes e dos familiares que ainda hoje precisam se deslocar daqui para outras cidades e chegam praticamente esgotados depois de enfrentar as viagens”, disse Adib.

Um sonho dos prefeitos
“Daqui da nossa região saem ao menos 60 ambulâncias todos os dias em direção a Goiânia e outras grandes cidades levando pacientes. Quando este hospital concebido pelo Adib ficar pronto, nós prefeitos vamos te agradecer pelo resto das nossas vidas”, disse o prefeito de Goiandira, Alisson Peixoto.

“Fiquei impressionado com a obra deste grande hospital. Obrigado, Adib, por servir de inspiração para todos nós prefeitos”, disse o prefeito de Davinópolis, Diogo Rosa Nunes Ainda estiveram presentes os prefeitos de Anhanguera, Marcelo Paiva; de Pires do Rio, Cida Tomazine; de Ipameri, Jânio Pacheco; de Cumari, João Rios; de Três Ranchos, Hugo Deleon; e de Ouvidor, Cebinha Nascimento.

Hospital Universitário
O projeto prevê a utilização do Hospital Regional como importante base de aprendizado para os estudantes dos cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), dando qualificação às várias especialidades dos recém-formados. “Este hospital será um centro de formação de excelência de profissionais da área de saúde, unindo o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. E seu nome, Adib, ficará ainda mais lembrado na sua já bonita história de luta em favor de quem vive em Goiás”, disse Roselma Lucchese, reitora da UFCAT.

Representando o secretário estadual de saúde, Sérgio Vêncio, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o relações institucionais da Secretaria de Saúde do Estado, Fernando Jesus, disse que “entre os 246 prefeitos de Goiás, Adib é considerado um dos melhores. É comum o enaltecimento do trabalho do Adib por onde passamos e a pujança dessa obra é um exemplo do que um homem da grandeza dele é capaz de realizar”, disse.

Um gigante em benefícios
“Maior que a obra física será o benefício que o Hospital Regional irá trazer para as famílias que aqui serão atendidas e que não mais precisarão se desgastar em viagens muitas vezes sacrificantes”, disse o secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios.

Sobre o Hospital Regional
O custo da obra é de aproximadamente R$ 100 milhões. Serão 12.610 m² de área construída, incluindo um espaço para pouso de helicóptero. Os recursos para a construção do hospital são da Prefeitura de Catalão. Emendas parlamentares do deputado federal José Nelto também já estão empenhadas para aquisição de mobiliário e equipamentos. A manutenção do hospital será de responsabilidade do Governo do Estado, inicialmente na ordem de R$ 15 milhões mensais.

Quando estiver em funcionamento, o Hospital Regional irá atender procedimentos de alta complexidade. A capacidade é de 1.500 atendimentos por dia. O projeto contempla pronto-socorro, ambulatórios, área de reabilitação, UTI adulto, UTI pediátrica, UTI neonatal, UTQ (para queimados), maternidade com 2 centros cirúrgicos de obstetrícia, 6 salas cirúrgicas, 200 leitos de internação, completo centro de exames, laboratórios e área para hemodiálise. Estão sendo viabilizados recursos para tratamento para pessoas com tumores e câncer (Oncologia).

A empresa vencedora da licitação e que está executando a obra é a Elmo Engenharia. Duzentos funcionários estão trabalhando na construção. O Hospital Regional deve ser inaugurado entre janeiro e fevereiro de 2024.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp