24/07/2023 às 15h19min - Atualizada em 24/07/2023 às 15h19min

Serviço gratuito da Prefeitura de Catalão completa 12 anos promovendo saúde bucal aos moradores

O Centro Integrado Odonto Médico (CIOM) atende cerca de 600 pacientes por mês.

Gabrielle Andrade
SECOM | Prefeitura de Catalão

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

SECOM | Prefeitura de Catalão
Catalão é um dos poucos municípios do país que oferece, gratuitamente, procedimentos de alta complexidade odontológica aos moradores de baixa renda. Com cerca de 600 pacientes atendidos mensalmente, o Centro Integrado Odonto Médico (CIOM) se tornou um grande aliado da qualidade de vida da população.
A lista dos tratamentos realizados vai desde uma simples restauração (dentística), endodontia (canal), odontologia estética, tratamento periodontal a até cirurgias bucomaxilofaciais - aquelas que corrigem fraturas da face e que, o custo nas clínicas particulares, pode chegar a R$ 20 mil.

Profissionais e pacientes felizes
“Temos satisfação de servir aos moradores com o que há de melhor em materiais, instrumentos e equipamentos odontológicos”, disse Amanda Bueno, especialista em endodontia que trabalha na unidade há dois anos.
“É aqui, onde as famílias de baixa renda têm acesso gratuito aos mais diversos procedimentos, que eu me sinto completamente realizado como profissional da odontologia”, comemora Victor Bardal, um dos 4 cirurgiões bucomaxilofaciais do CIOM.
A satisfação de quem trabalha no CIOM vem principalmente da gratidão das cerca de 30 pessoas que são atendidas diariamente na unidade. Dona Maria Francisca França não conteve as lágrimas ao agradecer à equipe que terminou com a agonia do filho Kauã Rodrigues, de 15 anos. O adolescente sofreu por alguns dias com uma terrível dor de dente. “Não tinha dinheiro para pagar dentista e encontrei aqui bons amigos”, disse emocionada.

Vários especialistas
Ilma Netto, coordenadora administrativa do CIOM, informou que a unidade conta com 15 odontólogos, especialistas em diversas áreas, que atendem na unidade. Os seis consultórios e os profissionais que atuam no Odonto Médico são mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Catalão. "Temos ainda consultórios odontológicos nas 13 UBS (postos de saúde) incluindo os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. O município conta também com uma equipe de profissionais que atende somente crianças no Centro Integrado de Pediatria, na Vila União", disse.

“É como se fôssemos uma moderna clínica odontológica formada pelos melhores profissionais da região. A única diferença é que nosso serviço é público e gratuito”, disse Diorivano Teodoro de Souza, coordenador geral do CIOM.

Próteses para quem precisa
Diorivano destacou também que, todo mês, são entregues 100 próteses (dentaduras e prótese de grampo) aos pacientes que necessitam do benefício. “E olha que estamos completando 12 anos agora em agosto. É mesmo uma grande alegria poder fazer o bem pra tanta gente!”, disse Diorivano que foi um dos incentivadores do CIOM, ainda em 2011, ao lado do então prefeito Velomar Rios, atual secretário de saúde do município, que decidiu estruturar o Odonto Médico onde funcionava o antigo posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima.

Serviço que eleva a autoestima
O prefeito Adib Elias, que é médico, sabe o quanto o bom funcionamento do CIOM representa para a população. “É um importante pilar da nossa rede de saúde que traz dignidade e eleva a autoestima dos moradores”, disse. Adib Elias autorizou, em 2021, uma ampla reforma nas instalações quando o Odonto Médico completou 10 anos de funcionamento.

Sobre o CIOM
O Centro Integrado Odonto Médico (CIOM) Dr. Edison Fayad foi inaugurado dia 17 de agosto de 2011 pelo então prefeito Velomar Gonçalves Rios. Dez anos depois, a unidade foi reinaugurada pelo prefeito Adib Elias, depois de passar por uma reforma geral. O CIOM atua com 15 odontólogos e equipe de apoio, oferecendo tratamento dentário de graça para a população de baixa renda, como se fosse um tratamento particular especializado, completo e mais humanizado. Mensalmente, cerca de 600 pacientes são beneficiados pelo CIOM.


Serviço
Centro Integrado Odonto Médico (CIOM)
Atendimento: de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.
Endereço:
Rua Major Paulino, 206, bairro Nossa Senhora de Fátima (ao lado do Posto da Torre).
Para avaliação ou consulta, vá à UBS mais próxima.
Informações pelo telefone: 3441-1803

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp