08/08/2023 às 15h05min - Atualizada em 08/08/2023 às 15h05min

Anvisa interdita produtos que podem ter causado complicações em mulheres

Agência argumenta que aconteceram reações adversas graves após o uso. Empresa informou que, mesmo antes da medida, os produtos referidos não estavam sendo produzidos e comercializados.

Gabrielle Andrade
G1 Goias

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Produto utilizado durante procedimento estético que deixou mulher na UTI em Goiânia — Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou os produtos que podem ter causado complicações em pacientes após procedimentos estéticos. Em Goiânia, uma das mulheres chegou a ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com embolia pulmonar.

O argumento usado pela agência é que aconteceram reações adversas graves após o uso destes produtos, que são notificados como cosméticos, mas apresentam instruções de uso irregulares. A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (7).


Em nota, a Cosmobeauty informou que, mesmo antes da medida da Anvisa, os produtos referidos não estavam sendo produzidos e comercializados. O comunicado detalhou que a Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA esclareceu que “desde que se iniciaram as investigações em Goiânia, a pedido da marca contratante Cosmobeauty, deixou de fabricar e comercializar os produtos” e “iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas (leia a nota na íntegra no fim da reportagem).


De acordo com a Anvisa, o produto interditado cautelarmente é o Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e o Fluído Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty. Conforme descrito na edição do DOU, todos os lotes destes produtos estão incluídos.

Segundo a Anvisa, o uso destes produtos notificados como cosméticos, apresentam instruções de uso irregulares e infringem os incisos III, IV e V do Art. 3º da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, e o inciso XVI do Art. 3º da Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 752, 19 de setembro de 2022 e tendo em vista o previsto nos arts 6º, 7º e inciso I do art. 67 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976.

Caso Betânia

A profissional autônoma Betânia Lima Guarda, de 29 anos, foi internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de ter feito um preenchimento no bumbum em Goiânia. A paciente deu entrada na unidade com embolia pulmonar, seguida de hemorragia no pulmão.

Betânia foi sozinha fazer o procedimento com uma esteticista, na clínica que fica no Setor Urias Magalhães. Segundo a delegada Emília Podestà, a profissional responsável pela aplicação disse que usou “ácido hialurônico com um bioestimulador”. A defesa da esteticista disse que não vai se pronunciar.

Nota Cosmobeauty
A Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA, esclarece que desde que se iniciaram as investigações em Goiânia, a pedido da marca contratante Cosmobeauty, deixou de fabricar e comercializar os produtos INDUMAX FUIDO DERMO BIOESTIMULADOR E PREENCHEDOR HORMONY FILLER-CA COSMOBEAUTY e FLUIDO COLOIDAL DERMO ULTRACONCENTRADO TONIFICANTE UP GLÚTEOS COSMOBEAUTY, bem como iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas.

Com relação a publicação do dia 7 de agosto de 2023 da agência nacional de vigilância sanitária, acerca da medida cautelar que proibiu a industrialização e comercialização dos produtos, esclarece que mesmo antes da medida administrativa publicada, a pedido da marca Cosmobeauty já não estava produzindo, tampouco comercializando os referidos produtos.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp