09/08/2023 às 02h12min - Atualizada em 09/08/2023 às 02h12min

Queda de helicóptero da Marinha: veja o que se sabe sobre acidente que deixou dois mortos em Formosa Go

Ao todo, 14 tripulantes estavam na aeronave no momento do acidente. Queda aconteceu durante treinamento dos militares no Forte de Santa Bárbara.

G1Go

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Divulação/Marinha

Um helicóptero da Marinha caiu na última terça-feira (8) em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, e deixou dois mortos e nove feridos. O acidente ocorreu na base militar da Marinha Forte de Santa Bárbara.
 

Segundo o Corpo de Bombeiros, 14 tripulantes estavam no helicóptero. Entre os nove feridos, sete foram encaminhados para o Hospital Estadual de Formosa e outros dois para um hospital no DF.
 

Segundo o Corpo de Bombeiros do município, a equipe foi acionada por volta de 13h para atender a ocorrência. Ao todo, cinco viaturas foram enviadas pro local, entre elas, equipes de combate a incêndio e equipes de salvamento e resgate. Os militares fizeram o resgate e transporte de 5 dos 9 feridos para o Hospital Estadual de Formosa. Dois militares da Marinha tiveram o óbito constatado no local, Luiz Fernando Tavares e Renan Guedes Moura. Os bombeiros ainda tiveram a missão de tirar uma das vítimas fatais que estava de baixo das ferragens da aeronave.
 

O helicóptero UH-15, "Super Cougar", é uma aeronave com capacidade de transportar até 28 militares, além de ser utilizado em operações especiais e desastres naturais.

A Marinha recebeu a aeronave em 2021 e foi a 8ª versão do UH-15 "Super Cougar" incorporada ao acervo da aviação naval.

A aeronave é utilizada em missões gerais, tanto no período diurno quanto no noturno, em operações como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate ao incêndio. Segundo a Marinha, a aeronave também pode ser utilizada em apoio às operações anfíbias e operações especiais, além do transporte de urnas eltrônicas em diversos locais de difícil acesso em período eleitoral.

A primeira aeronave deste modelo, foi entregue em 2011, na Base Naval do Rio de Janeiro. No mesmo ano, o estado de Minas Gerais recebeu outras duas aeronaves do mesmo modelo.

O "Super Cougar" tem capacidade para até 28 militares com equipamentos individuais de combate e pode transportar até 3,8 toneladas. A aeronave tem autonomia para 3h50 minutos de voo

 

Alta médica

 

Alguns dos feridos na queda deixaram o hospital onde foram atendidos, em Formosa, ainda na tarde da última terça-feira (8). Segundo a assessoria do Hospital Estadual de Formosa, seis pacientes receberam alta médica, e outro foi transferido de unidade de saúde.

 

Invesitgação

 

A Marinha do Brasil informou ao g1 por meio de nota que a Comissão de Inveatigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do acidente.


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp