11/08/2023 às 09h01min - Atualizada em 11/08/2023 às 09h01min

MIT Catalão finaliza primeira edição com 4 espetáculos teatrais neste mês de agosto

A Mostra Internacional de Teatro de Catalão encerra a edição de 2023, entre os dias 9 e 14 de agosto, com quatro espetáculos e quatro atividades formativas

Gabrielle Andrade
MIT Catalão

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

MIT Catalão
Após o sucesso de público das etapas de junho e julho, a Mostra Internacional de Teatro de Catalão traz à cidade mais quatro espetáculos e quatro atividades formativas que finalizam as atividades da Mostra no ano de 2023. A programação acontece entre os dias 9 e 14 de agosto e é completamente gratuita. Os ingressos podem ser retirados no site Sympla, através do link: https://www.sympla.com.br/produtor/mitcatalao . 

Na avaliação dos coordenadores, a cidade de Catalão abraçou o projeto, com diferentes públicos comparecendo às apresentações de artistas de todo o Brasil e do exterior. Segundo Evandro Costa, diretor da Mostra, uma nova edição já está sendo preparada para 2024. “A estreia da MIT foi muito positiva, recebemos bons feedbacks do público que está adorando ver espetáculos de qualidade chegando a Catalão. No ano que vem tem mais!”, pontua.


ESPETÁCULOS

A última etapa da MIT Catalão traz espetáculos diversos para todos os públicos. Os espetáculos serão apresentados no Auditório da Faculdade UNA Catalão, com entrada gratuita.

No dia 11 de agosto, sexta-feira, às 20h, será apresentado o espetáculo Dom Quixote, com a Cia. UM de teatro, de São Paulo/SP. O espetáculo é uma adaptação da obra homônima em que o protagonista é o interno de um hospício e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, o seu enfermeiro.

No dia seguinte, 12 de agosto, sábado, às 20h, o ator Rodrigo Cunha, da Casa 107 Vivace, interpreta 3 personagens no premiado espetáculo Espécie. Um velho, uma mulher e um macaco surgem em cena numa peça de teatro físico.

No dia 13 de agosto, domingo, às 19h, o Grupo Bastet de Goiânia apresenta o espetáculo Vamos a la praia. Quando um grupo de palhaços decide ir à praia, mas o mar está longe demais, o restante da história fica por conta da imaginação, muita música e diversão. 

Por fim, no dia 14 de agosto, segunda-feira, acontece a apresentação de Quem Cochicha o Rabo Espicha, do Grupo Zabriskie, de Goiânia-GO, com indicação livre. Com juras de amor, intrigas de casal, trava línguas, os atores envolvem a plateia com muita diversão e uma reflexão sobre as fofocas nos dias atuais.

ATIVIDADES FORMATIVAS

As atividades formativas serão realizadas no Laboratório de Práticas Corporais e Artísticas, na sala 15, bloco C, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Os participantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre Teatro e suas interfaces com a educação e a acessibilidade.

Nos dias 9 e 10 de agosto, das 18h às 22h, será ministrada a Oficina de Jogos Teatrais, com Ricardo Fiuza. Na oficina os participantes serão introduzidos às técnicas e princípios da atuação. A atividade é direcionada a estudantes de escolas públicas, estudantes de Artes Cênicas e aspirantes ao Teatro. 

No dia 10 de agosto, das 10h às 12h, haverá a palestra Teatro na Escola e a Formação Integral do Sujeito com Karine Ramaldes. O público-alvo são professores de escolas públicas e artistas de teatro que serão provocados a discutir os métodos e os ganhos da inserção do Teatro no ensino regular.

Nos dias 10 e 11 de agosto, das 14h às 18h acontece a Oficina de Arte, Inclusão e Acessibilidade, com Thiago Santana. A oficina visa discutir com artistas, produtores culturais e intérpretes de Libras e audiodescrição as contribuições dos mecanismos de acessibilidade na concepção artística.  

E por último, no dia 12, das 8h às 12h, será realizada a Oficina do Riso, com Thiago Moura. A proposta é trabalhar com idosos o humor e despertar olhares mais otimistas para os desafios da terceira idade.

SOBRE A MIT CATALÃO

A MIT Catalão é uma mostra permanente e democrática. Através de uma curadoria atenta aos expoentes do teatro nacional e internacional, a cidade de Catalão desfruta de uma programação diversa, que atende a todos os públicos e idades. A Mostra tem como missão desenvolver o hábito de ir ao teatro entre a população de Catalão. Além de espetáculos, a MIT promove atividades formativas que ampliam a experiência e a relação dos participantes com o Teatro.

Além de atrações estrangeiras, os grupos brasileiros que compõem a programação têm histórico de atuação dentro e fora do país, com festivais e temporadas na Europa e nas Américas. A programação oferece uma diversidade de estilos e gêneros teatrais, com espetáculos renomados que vão do infantil à palhaçaria e ao teatro contemporâneo. A curadoria foi pensada de modo a atender todos os públicos de uma cidade diversa como Catalão.

A MIT Catalão é coordenada e produzida pela Bricolagem Produções e conta com o patrocínio das empresas John Deere e CMOC Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. As universidades UNA e UFCAT (Universidade Federal de Catalão) apoiam e recebem as atividades que compõem a programação do evento.

SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE AGOSTO

ESPETÁCULOS

“DOM QUIXOTE” - Cia. UM de Teatro (São Paulo- SP)

Data: 11 de agosto de 2023

Horário: 20h

Local: Auditório da Faculdade UNA Catalão

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Livre adaptação da obra de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote” recebe tradução cênica sobre o interno de um hospício, apaixonado por livros, que decide tornar-se um cavaleiro andante, sob a alcunha de Dom Quixote, com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem as opressões do mundo. Ele terá por companhia o fiel enfermeiro Sancho Pança, que se torna, nas mais diversas aventuras por uma Espanha atemporal, seu fiel escudeiro.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/dom-quixote/2100016

“ESPÉCIE” - Casa 107 Vivace (Goiânia- GO)

Data: 12 de agosto de 2023

Horário: 20h

Local: Auditório da Faculdade UNA Catalão

Classificação indicativa: 18 anos

Sinopse: Espécie é um tratado sobre as forças dos mundos visível e invisível. Em cena, o ator Rodrigo Cunha interpreta o corpo que está em constante transformação e incorporação das três imagens que orientam o roteiro: do velho, da mulher e do macaco. O feixe de luz que conduz o olhar do espectador vem de um aparelho celular, revelando as imagens no espaço escuro e instigando novas formas de enxergá-las.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/especie/2100038

“VAMOS A LA PRAIA” - Grupo Bastet (Goiânia- GO)

Data: 13 de agosto de 2023

Horário: 19h

Local: Auditório da Faculdade UNA Catalão

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Palhaços resolvem, em um lindo dia de sol, ir à praia. No entanto, onde moram não existe praia. Resultado: eles misturam realidade com sonho e, aos poucos, a praia surge diante dos sentidos do público. Utilizando objetos inusitados, brincadeiras coletivas, números circenses, música e efeitos sonoros cada vez mais sofisticados, eles se divertem em um lindo dia ensolarado.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/vamos-a-la-praia/2100031

“QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA” - Grupo Zabriskie (Goiânia- GO)

Data: 14 de agosto de 2023

Horário: 15h

Local: Auditório da Faculdade UNA Catalão

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Juca Mole e Ana Banana aprontam uma palhaçada danada, vivendo a história de Dona Geni, que adora fofocar e de Seu Roberval, seu marido, que já não aguenta mais tanta confusão. Entre juras de amor, intrigas de casal, ditos populares e trava línguas, Juca Mole e Ana Banana envolvem a plateia em momentos de muita diversão e convidam a pensar sobre quem é quem na fofoca dos dias de hoje.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/quem-cochicha-o-rabo-espicha/2100082

ATIVIDADES FORMATIVAS

“OFICINA DE JOGOS TEATRAIS” com Ricardo Fiuza

Datas: 09 e 10 de agosto de 2023.

Horário: 18h às 22h.

Local: Laboratório de Práticas Corporais e Artísticas, Sala 15, Bloco C, Universidade Federal de Catalão UFCAT.

Público-alvo: Estudantes de escolas públicas, estudantes de cursos de Teatro, aspirantes ao Teatro.

Ementa: Os Jogos Teatrais são usados para desenvolver habilidades de improvisação, expressão corporal, o trabalho em grupo e a criatividade. Esses jogos podem envolver a criação de cenas a partir de estímulos específicos, improvisações com regras pré-determinadas e outras atividades que incentivam a espontaneidade e a interação entre os participantes. 

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-jogos-teatrais/2100585 

“PALESTRA TEATRO NA ESCOLA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO” com Karine Ramaldes

Data: 10 de agosto de 2023.

Horário: 10h às 12h.

Local: Auditório "Prof.ª Sirlene Duarte", Bloco Didático I- Universidade Federal de Catalão- UFCAT.

Público-alvo: Professores de escolas públicas e Artistas de Teatro.

Ementa: A importância do Ensino do Teatro para a formação integral do sujeito. As especificidades existentes nos componentes curriculares da Arte, que não estão presentes nos outros componentes curriculares da educação básica. Explanação da relação entre sensibilidade e cognição na formação do sujeito. Formação humana, cidadã e estética no Teatro. Breve histórico das diferentes concepções do Ensino do Teatro no Brasil.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/palestra-teatro-na-escola-e-a-formacao-integral-do-sujeito/2090170

“OFICINA ARTE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE” com Thiago Santana

Datas: 10 e 11 de agosto.

Horário: 14h às 18h.

Local: Laboratório de Práticas Corporais e Artísticas, Sala 15, Bloco C, Universidade Federal de Catalão UFCAT.

Público-alvo: Artistas, produtores culturais, intérpretes de libras, audiodescritores.

Ementa: Interferências e contribuições dos mecanismos de inclusão e acessibilidade na concepção estética e artística. A cena, a língua de sinais e a audiodescrição – língua/linguagem e canais de comunicação. Tecnologias assistivas no ensino e fruição artística. Lei Brasileira de Inclusão. Lei da Acessibilidade.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-arte-inclusao-e-acessibilidade-com-thiago-santana/2106552

“OFICINA DO RISO” com Thiago Moura

Data: 12 de agosto de 2023.

Horário: 08h às 12h. 

Local: Laboratório de Práticas Corporais e Artísticas, Sala 15, Bloco C, Universidade Federal de Catalão UFCAT.

Público-alvo: Idosos.

Ementa: Tem como objetivo mostrar aos idosos que suas capacidades para os pequenos e grandes desafios da vida com otimismo e bom humor, promovendo a sua autonomia; despertar o olhar para oportunidades novas e enriquecedoras da terceira idade; e promover o bem estar e a consciência de nossos valores e virtudes.

Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/oficina-do-riso-com-thiago-moura/2100597

_______________________________________________________________

Mais informações: 

Facebook e Instagram: @mitcatalao

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp