17/08/2023 às 14h32min - Atualizada em 17/08/2023 às 14h32min

Olimpíada Brasileira de Robótica premia alunos da rede pública de Catalão

Competição ocorreu na UFG, em Goiânia.

Gabrielle Andrade
A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

A Redação
Estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás Integral (CEPMGI) Doutor Tharsis Campos, de Catalão, venceram duas categorias na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023. Dentre as 22 equipes premiadas, duas são da unidade escolar, que se destacaram pelos melhores projetos. 
Participaram, ao todo, 14 alunos da escola, dos quais sete, divididos em duas equipes, foram premiados. A equipe Wizards of the World, se classificou como Melhor Design, que é destinado à equipe que produziu um robô com melhor projeto mecânico e melhor acabamento.

Já a equipe Stars OBR, foi classificada como Melhor Programação, destinada à equipe que programou o robô com código mais bem avaliado, apropriado e documentado pelos juízes. Ambas participaram da competição de nível 2, que é realizada entre os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
O aluno da 1ª série do Ensino Médio, Kaio Alves Botelho, da equipe ‘Wizard’, que participou pela primeira vez da OBR. “Essa experiência foi inesquecível para toda a equipe. Participamos pela primeira vez e já trouxemos uma medalha para casa”, comemora o estudante.
Já a integrante da equipe ‘Stars’, Nicole Carolina, também da 1° série, contou que foi gratificante receber o resultado: “Estamos muito felizes em trazer o prêmio para a escola, porque nós pensamos em desistir várias vezes. Então foi bom para termos a lição que não devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que apareçam dificuldades.” 
A competição foi realizada no último sábado (12/8), no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Neste ano, participaram 126 equipes, sendo que 78 competiram, 22 foram premiadas e duas foram selecionadas para a etapa nacional, que será realizada em outubro.
Destaques em competições
Não é a primeira vez que alunos do CEPMGI Doutor Tharsis Campos se destacam em competições de Robótica. Desde 2018, a escola participa do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE, onde já conquistou diversos prêmios, entre eles, nas categorias superação, solução inovadora, design do robô e técnico destaque. Eles já foram classificados duas vezes para a fase internacional, uma em São Paulo e, em março de 2023, em Brasília.
O CEPMGI Doutor Tharsis Campos é uma das escolas da rede pública estadual de ensino que contam com laboratório de Robótica. As aulas são extracurriculares.  “Este projeto entrega uma ampla possibilidade de competências, uma vez que os jovens conseguem vislumbrar e perceber que o conhecimento adquirido pode ser utilizado na realidade, contemplando o trabalho em equipe”, conclui o gestor da escola, coronel Renner Rodrigues. 
 

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp