30/08/2023 às 19h44min - Atualizada em 30/08/2023 às 19h44min

João Netto de Campos, idealizador do Colégio Estadual, terá busto na Praça do Estudante

O projeto, de preservação da memória, integra o Programa Catalanos Memoráveis, no qual realiza homenagens a personalidades que marcaram a história de Catalão

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Na próxima quarta-feira (06/09), a Prefeitura de Catalão, por meio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, realizará a solenidade de abertura do Programa Catalanos Memoráveis. O primeiro local público a receber um marco do projeto será a Praça do Estudante, no bairro Mãe de Deus. A praça, que fica bem em frente ao Colégio Estadual João Netto de Campos, irá acolher o busto do ex-prefeito que, na década de 1960, trabalhou intensamente para consolidação da instituição de ensino que leva seu nome. A cerimônia está prevista para acontecer no local, às 9h30. 

“Naquela época, somente os estudantes de famílias em melhores condições financeiras podiam arcar com mensalidades em curso secundário. A maioria dos alunos, ao terminar o curso primário, era obrigada a dar por encerrada a sua vida estudantil. Centenas de jovens catalanos abandonavam os estudos todos os anos. Por isso, a necessidade para criação do Colégio era urgente”, lembra Luís Estevam, presidente da Fundação Cultura Maria das Dores Campos e idealizador do Programa Catalanos Memoráveis.

O maior patrimônio

“O maior patrimônio de Catalão é sua gente. E temos personalidades que foram importantíssimas na formação da identidade sociocultural da nossa cidade. Para homenagear essas pessoas e para que as novas gerações possam tomar conhecimento deste rico legado, é com entusiasmo que vamos dar início a esse programa de resgate da memória. E o primeiro homenageado é o ex-prefeito João Netto de Campos”, disse o prefeito de Catalão, Adib Elias.

Sobre João Netto de Campos (por Luís Estevam)

João Netto nasceu em 1911 e, desde cedo, tinha tudo para ser político. Sua família descendia do primeiro administrador de Catalão, João de Cerqueira Netto, e seu pai, Mário de Cerqueira Netto, também ocupou a intendência municipal.

Como político, tinha duas características marcantes. Sustentava posições de forma inabalável e a sua franqueza, nas palavras e ações, impressionava. Como estava sempre na oposição, tinha muito o que enfrentar. Foi, por esta razão, apelidado de Velho Guerreiro, tanto pelos adversários, como pelo povo em geral.

A outra característica foi a de estar sempre ao lado dos mais fracos, conseguindo o apoio da população mais humilde do município. Os moradores deliravam com seus discursos, que começavam sempre com o bordão: “Povo meu, gente minha”.

João Netto de Campos, o grande boiadeiro do passado e líder político por mais de meio século, dedicou sua vida inteira aos destinos de Catalão. Foi prefeito duas vezes, assumiu como deputado eleito três vezes, além de vereador.


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp