04/09/2023 às 12h22min - Atualizada em 04/09/2023 às 12h22min

Adib Elias viabiliza construção de nova unidade prisional em Catalão e que atenderá toda região

Mais uma grande conquista foi assinada nesta semana em Goiânia durante visita do prefeito.

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

SECOM PREFEITURA DE CATALÃO
Acompanhado do Presidente da OAB Subseção Catalão, Thadeu Aguiar, do Diretor-Geral da Delegacia de Administração Penitenciária do Estado de Goiás – DEGAP, Josimar Pires Nicolau do Nascimento, do Diretor-Geral Adjunto senhor Firmino José Alves, e do Secretário Leovil Júnior, o prefeito Adib Elias esteve na Secretaria de Administração do Governo do Estado de Goiás, recebendo das mãos do Secretário Francisco Sérvulo Freire Nogueira e de Rogério Bernardes Carneiro, Subsecretário de Logística e Patrimônio, o Termo de Entrega de 30.000,00 m² de área destinada à construção de uma nova unidade prisional.

Das novas Unidades Regionais

Sobre a gerência da Diretoria Geral de Administração Penitenciária a Contratação via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), na Modalidade Contratação Integrada, tipo Menor Preço, a ação que permitirá a inserção de 800 (oitocentas) novas vagas carcerárias no Sistema Penitenciário, consumirá estimados R$ 70.538.093,72 (setenta milhões, quinhentos e trinta e oito mil noventa e três reais e setenta e dois centavos) do Tesouro Estadual, em duas localidades. 
A nova Unidade Prisional Regional de Catalão contará com 400 (quatrocentas) vagas carcerárias, que atenderão a microrregião de Catalão, que engloba os municípios de Davinópolis, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Nova Aurora, Cumari e Anhanguera, atendendo uma demanda eminente da cidade que se tornou prioridade com a duplicação da GO-330 na saída para Goiânia, com previsão de lançamento já no mês de novembro desde ano, e entrega em 180(cento e oitenta) dias no início.

Superlotação da atual Unidade Prisional
Construída há mais de duas décadas para inicialmente atender cerca de 140(cento e quarenta) vagas carcerárias, a Unidade Regional de Catalão, após reformas e ampliação, possui hoje capacidade instalada de 179(cento e setenta e nove) vagas carcerárias, com ocupação atual na média de 290 (duzentos e noventa) internos (homens), pois todas as mulheres encarceradas são transferidas para Unidade de Orizona.
A situação de superlotação se contrapõe ao crescimento exponencial dos bairros residenciais que estão localizados ao redor da atual Unidade Prisional de Catalão, por tratar-se de área urbana de grande povoamento.  Com a obra de duplicação da GO-330 até o posto da Polícia Rodoviária Estadual, um dos muros laterais da Unidade ficou praticamente dentro da pista de rolagem, aumentando a preocupação quanto a segurança do local.
Além disso a Unidade Prisional teve em seu passado recente rebeliões de internos causando pânico nos moradores da região e de toda cidade colaborando pela necessidade de ser transferida.

Importância da conquista
Para o prefeito Adib Elias é mais um grande problema da comunidade catalana sendo tratado com respeito e a importância que merece com o apoio do Governador Ronaldo Caiado: “Sabemos da importância desse gesto, ao sanarmos um problema sensível da nossa Catalão que é a atual Unidade Prisional que foi ladeada pelo franco crescimento de bairros residenciais. Agora será construída em outro local uma grande obra em parceria com a prefeitura permitindo maior segurança a toda nossa população”.
O prefeito destacou a importância do trabalho da OAB para conquista: “As vezes não é possível sabermos de tudo que acontece e mais uma vez, assim como com a ampliação do Poder Judiciário de Catalão que estivemos na última semana, contamos com o apoio do Dr. Thadeu que é o Presidente da OAB Subseção Catalão que nos ajudou profundamente nas articulações para que isso acontecesse”.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp