11/09/2023 às 20h44min - Atualizada em 11/09/2023 às 20h44min

João Netto de Campos, ex-prefeito de Catalão, ganha busto na Praça do Estudante

SECOM | Prefeitura de Catalão

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90


Autoridades, estudantes, imprensa e familiares de João Netto de Campos participaram da entrega oficial do busto do ex-líder político que agora se tornou elemento de destaque na arquitetura da Praça do Estudante, no Bairro Mãe de Deus, em Catalão.
A festa também contou com a participação dos integrantes da Banda da Escola Municipal Pedro Netto Paranhos, sediada no Bairro Portal Norte.

“Pela grandeza deste homem, tudo que fizermos para homenagear João Netto de Campos ainda é pouco. Além deste busto aqui em frente ao Colégio Estadual, eu, quando ainda deputado, fui autor do Projeto de Lei que denominou o Aeroporto de Catalão com o nome dele; e também a Av. do Parque de Exposições, que antes era denominada AV. Presidente Médici”, disse Adib Elias, prefeito de Catalão. 
O ex-deputado estadual Fernando Netto Lorenze, neto de João Netto de Campos, discursou em nome da família do homenageado. Ele contou vários capítulos da incrível história de um homem a frente de seu tempo e que enfrentou com coragem grandes adversidades. “Tem pessoas que não morrem nunca e meu avô João Netto de Campos é uma dessas pessoas”, disse.
O local da homenagem não foi escolhido aleatoriamente. Na década de 1960, João Netto de Campos trabalhou intensamente para a consolidação do Colégio Estadual que, mais tarde, foi denominado com seu nome. Naquela época, somente os estudantes de famílias em melhores condições financeiras podiam arcar com mensalidades em curso secundário. A maioria dos alunos, ao terminar o curso primário, era obrigada a dar por encerrada a sua vida estudantil. Centenas de jovens catalanos abandonavam os estudos todos os anos.

Catalanos Memoráveis
João Netto de Campos foi o primeiro de muitas personalidades que ainda vão ser homenageadas pelo Programa Catalanos Memoráveis, idealizado pelo presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Luís Estevam. “Fiquei muito feliz com esta homenagem que o prefeito Adib Elias e, nós, da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, fizemos aos familiares e, indiretamente, a todo povo de Catalão. As novas gerações precisam tomar conhecimento do rico legado das pessoas que contribuíram para o nosso atual estágio de desenvolvimento sócio cultural”, observou Luís Estevam.

Sobre João Netto de Campos 
João Netto nasceu em 1911 e, desde cedo, tinha tudo para ser político. Sua família descendia do primeiro administrador de Catalão, João de Cerqueira Netto, e seu pai, Mário de Cerqueira Netto, também ocupou a intendência municipal.
Como político, tinha duas características marcantes. Sustentava posições de forma inabalável e a sua franqueza, nas palavras e ações, impressionava. Como estava sempre na oposição, tinha muito o que enfrentar. Foi, por esta razão, apelidado de Velho Guerreiro, tanto pelos adversários, como pelo povo em geral.
A outra característica foi a de estar sempre ao lado dos mais fracos, conseguindo o apoio da população mais humilde do município. Os moradores deliravam com seus discursos, que começavam sempre com o bordão: “Povo meu, gente minha”.
João Netto de Campos, o grande boiadeiro do passado e líder político por mais de meio século, dedicou sua vida inteira aos destinos de Catalão. Foi prefeito duas vezes, assumiu como deputado eleito três vezes, além de vereador. Ele dizia sempre que tinha orgulho de ser político, pois assim podia ajudar os menos favorecidos.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp