12/09/2023 às 16h55min - Atualizada em 12/09/2023 às 16h55min

Goiás registra aumento de casos de covid-19; autoridades alertam para vacinação

Somente em agosto foram registrados 268 óbitos.

Dia Online

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Envato

A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, alertou nesta segunda-feira (11/9), sobre o aumento de casos de covid-19 no estado. No último boletim divulgado, dez municípios goianos estão em situação de alerta contra a doença.

Um dos municípios que apresentou crescimento elevado foi a cidade de Goiás, saltando de 24 casos para 75, no que representa um crescimento de 212%.

Somente em agosto deste ano, foram registrados aumentos significativos da doença, na qual 1.055 eram casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) devido à covid-19 e cerca de 268 óbitos foram confirmados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a emitir um alerta sobre uma nova subvariante da Ômicron, denominada EG.5 que foi identificada em ao menos 51 países, sendo o primeiro no Brasil na cidade de São Paulo.
Devido aos casos isolados da nova variante e também do retorno do índice de rápida contaminação em Goiás, a superintendente volta a reforçar sobre a importância da vacinação contra a covid-19.
 

Cobertura vacinal

De acordo com a pasta, ao todo já foram aplicadas 714.223 doses do imunizante bivalente contra a covid-19 no Estado, representando uma cobertura de apenas 12%, abaixo do estipulado pela Organização Mundial da Saúde.

Atualmente, a vacina bivalente é recomendada para pessoas maiores de 18 anos e que já receberam duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, e para aqueles com mais de 12 anos que apresentam comorbidade e que também já tomaram duas doses do esquema primário.
 

Para se imunizar contra a doença, a vacina está disponível nos 900 postos de saúde do estado, espalhados pelos 246 municípios goianos.

Vacinação

Vacinação

Vacinação no estado ainda continua abaixo do estipulado. Foto: Envanto

A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Goiás para a atualização dos municípios que estão em alerta devido ao aumento de casos de covid-19, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno. A matéria será atualizada com base nas informações fornecidas pela pasta.

 


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp