14/09/2023 às 22h57min - Atualizada em 14/09/2023 às 22h57min

Grupontapé pega a estrada para levar projeto cultural gratuito a 11 cidades do Brasil e Ipameri-GO faz parte do roteiro

Programação contemplará apresentações artístico-culturais, com teatro, oficinas, palestras e seminários

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Grupontapé
O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, prepara as malas para pegar estrada, neste mês, e levar a 11 cidades do Brasil o projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários distribuídos em 11 cidades brasileiras. Em Minas Gerais: Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás, Ipameri e em São Paulo, Santos.

O projeto reúne um conjunto de atividades artístico-culturais com espetáculos de diferentes linguagens e atividades formativas do repertório do Grupontapé, todos gratuitos e voltados para diferentes públicos.


Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano /meio ambiente.

Cada cidade visitada terá uma programação própria, montada a partir do diálogo com agentes culturais locais, cumprindo a missão do Grupo que é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.

No repertório, o grupo de Uberlândia leva na bagagem os espetáculos: Tempo de Águas, Balaio Popular e Consciência Positiva; o seminário com o tema “A Cultura e o Amanhã - Caminhos do Desenvolvimento”; as oficinas: Teatro na Sala de Aula, Teatro e Autoconhecimento, Jogos Teatrais e Radionovela; e, como contrapartida social, a palestra “Arte e Trabalho” com a doação de exemplares do livro que conta sua trajetória: “Grupontapé  - A construção de uma maioridade”, escrito pelo ator e diretor Eduardo Moreira.
 
Por que Ipameri?
Ipameri, além da relevância econômica da agricultura e pecuária no presente, guarda uma cultura rica que remonta a histórias de pioneirismo na Comunicação (rádio e jornal), na tradição religiosa e na educação. Para quem busca uma experiência cultural, o município oferece uma variedade de museus e igrejas históricas, como a Igreja Matriz de São Sebastião e o Museu Histórico Municipal. Seu Centro histórico guarda também muito de sua arquitetura colonial preservada, demonstrando o cuidado do ipamerino com a cultura local.
Apoio
O projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi selecionado através da “Chamada Instituto Cultural Vale 2022” que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal. Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda.; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Usina Uberaba S/A; Maqnelson Agrícola Ltda.; Nativa Agronegócios & Representações Ltda e TS Tech Brasil Ltda.
Em Ipameri, o projeto conta com a colaboração da Prefeitura, através de sua Secretaria de Cultura, disponibilizado pela secretária municipal da pasta, Maria de Lourdes Barros Perfeito e do IFG (Instituto Federal Goiano).
Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. “É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura”, comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.
  
Programação para Ipameri – confira também em nossas redes
A primeira parada será em Ipameri-GO. As atividades serão realizadas entre os dias 13 e 15 de setembro, conforme descrição abaixo:
 
Oficina Teatro e Autoconhecimento
Data: 13 e 14/9 
Horário: 08h-11h
Público: jovens do Instituto Federal Goiano - IF e interessados
Local: Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri
Av. Vereador José Benevenuto Filho, Qd 11 S/N - Setor Leste
Inscrições no local
 
Oficina o Teatro na Sala de Aula
Data: 13 e 15/9
Horário: 13:30 às 16h:30
Público: educadores em geral e público interessado
Local: Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri
Av. Vereador José Benevenuto Filho, Qd 11 S/N - Setor Leste
Inscrições pelo link: https://forms.gle/rP9dReZVyrcZv3ZU7
 
Espetáculos
Data: 14/9
 
Espetáculo Consciência Positiva 
Horário: 14h
Local: Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri
Av. Vereador José Benevenuto Filho, Qd 11 S/N - Setor Leste
Entrada Franca!
 
Balaio Popular
Horário: 20h
Local:  Feirinha Praça João Emídio Vieira - Centro
Aberto ao Público!
 
Seminário “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento
Data: 15/9
Horário: 19h
Local: Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri
Av. Vereador José Benevenuto Filho, Qd 11 S/N - Setor Leste
Público: artistas, produtores, gestores, empreendedores e interessados.

Serviço:
O quê: Projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Quando: segundo semestre de 2023
Onde: Belo Horizonte-MG, Jeciaba-MG, Ouro Fino-MG, Pirapora-MG, Rio Piracicaba-MG, São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, Uberaba-MG, Uberlândia-MG, Ipameri-GO e Santos-SP.

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp