30/09/2023 às 22h08min - Atualizada em 30/09/2023 às 22h08min

Campanha Estadual de Multivacinação 2023 segue até 14 de outubro em Goiás

Foco é atualizar caderneta de crianças

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Divulgação
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a Campanha Estadual de Multivacinação 2023, neste sábado (30/9).  A abertura foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e Sesi Goiás, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Colina Azul. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Ao todo, são 18 imunizantes disponíveis, que protegem contra 40 doenças distintas. Goiás possui mais de 970 salas de vacinação espalhadas pelos 246 municípios goianos.
 

O convidado ilustre do evento, o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, recebeu crianças e adolescentes na unidade e posou para fotos e vídeos. A parceria com o Sesi Goiás garantiu opções de lazer para as crianças, como personagens lúdicos, como o homem aranha, frozen e super-homem, além de algodão doce e pipoca.
 
 A campanha segue em todo o estado até o dia 14 de outubro, com o Dia D previsto para 07/10. O público-alvo em Goiás é de 1.517.677 crianças e adolescentes. Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) regionalizou as campanhas nos estados e tem atuado em capacitações de microplanejamento para que as ações sejam pensadas a partir da realidade de cada região.
 
Jainny de Souza levou a filha Lara, de 3 anos, para vacinar neste sábado. “É muito importante para que elas não fiquem doentes”, reconhece a dona de casa. Além da vacina, Lara também recebeu um certificado de vacinação, comprova o ato de cuidado da mãe. 
 
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, ressalta que o recado para a população é claro: “A campanha já diz: vacinas salvam vidas! As pessoas devem trazer seus filhos para que eles não sofram com essas doenças que já foram erradicadas”.
 
De acordo com dados do MS, a cobertura vacinal registra queda em todo o país. Neste ano, Goiás ainda não alcançou cobertura superior a 75% para nenhum dos imunizantes que constam no Plano Nacional de Imunização (PNI). Sendo elas: BCG (71,5%); rotavírus humano (66,9%); meningocócica C (67,55%); pentavalente (67,45%); pneumocócica (70,3%); poliomielite (68,1%); febre amarela (61%); hepatite A (63%) e tríplice viral D1 (72%). A meta definida pelo Ministério da Saúde para essas vacinas é de 90% e 95%.
 
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Flúvia Amorim, destaca que é preciso mudar a realidade atual. “A Organização Mundial de Saúde recentemente classificou o Brasil novamente como de risco para reintrodução para paralisia infantil. É preciso mudar essa realidade porque cobertura baixa é sinônimo de risco para crianças e adolescentes. As vacinas são seguras, protegem e são elas que vão evitar que crianças e adolescentes tenham doenças graves e tenham sequelas”, frisou. 
 
Pacto pela vacinação
O Governo de Goiás tem executado várias ações para garantir que crianças e adolescentes sejam imunizados e estejam seguros. Na última quarta-feira (27/09), o governador Ronaldo Caiado lançou na capital o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, batizado de “Vacina Mais, Goiás”, que estabelece ações voltadas para a melhoria dos índices de imunização no estado. A iniciativa está em sintonia com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, projeto iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Durante o evento, Caiado ressaltou que  “para diversas doenças há vacinas, são preventivas e servem para dar tranquilidade às crianças, jovens e adultos que terão uma vida saudável. Não temos espaço para achismo, só temos espaço para ciência.”
 
O documento também foi assinado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Saneago, Equatorial Energia Goiás, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Tribunais de Contas do Estado (TCE) e Municípios (TCM), entre outros. 

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp