21/11/2023 às 14h51min - Atualizada em 21/11/2023 às 14h51min

Obra que ampliará capacidade de fornecimento de água em Catalão pela SAE foi lançada nesta segunda (20)

A ampliação vai permitir a reservação de água por até 12 horas em uma eventual interrupção na captação ocasionada pela falta de energia elétrica

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

SECOM Prefeitura de Catalão

A solenidade de lançamento da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), na noite desta segunda-feira (20), contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores municipais e representantes da comunidade.


“Estamos fazendo um investimento entorno de R$ 27 milhões para aumentar nossa capacidade de fornecimento de água tratada à população. Isto significa que vamos conseguir tratar um maior volume de água e recompor o fornecimento mais rapidamente em caso de eventualidades como estas que estamos passando por causa das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica”, disse o superintendente da SAE, Rodrigo Margon.  

 

_Em busca de soluções_

“Com os frequentes cortes de energia que causaram a falta de água em vários bairros de Catalão, acionamos então os diretores da Equatorial que estão trabalhando para sanar a deficiência no fornecimento de energia elétrica. Os diretores da Equatorial afirmaram que, em 15 dias, será apresentado um projeto para a construção de uma nova rede de alta tensão, exclusiva para o fornecimento de energia no setor de captação da SAE”, disse o prefeito Adib Elias no lançamento da ampliação.

 

Projeto teve início em 2022

“Não é de agora que estamos trabalhando nesse projeto de ampliação da ETA. Há mais de um ano, demos início a esse projeto, mas sofremos um atraso de um ano por causa de uma empresa fornecedora que havia se comprometido e não conseguiu entregar os equipamentos a tempo”, disse o secretário de Administração, Nelson Fayad.

 

_Geradores_

A viabilidade operacional de geradores de energia elétrica nos setores de captação e bombeamento de água está sendo analisada por técnicos especialistas da área. “Se funcionar, nós vamos investir nos geradores! Estamos procurando soluções dia e noite para que a população não enfrente a escassez de água em determinados bairros, mesmo sendo um problema que não é da nossa alçada, e sim, da companhia energética”, lembrou Nelson Fayad, secretário de Administração do município.

 

_300 litros por segundo_

Com a conclusão da obra, prevista para março do ano que vem, a ETA passará a contar com um novo reservatório de 2 milhões de litros que se somará aos reservatórios atuais. Uma vez em funcionamento, a vazão da capacidade de tratamento será acrescida em mais de 100 litros por segundo, perfazendo uma entrega à rede de cerca de 300 litros por segundo.

 

Catalão, cidade que Sonha e Faz

 

SECOM | Prefeitura de Catalão


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp