26/12/2023 às 17h47min - Atualizada em 26/12/2023 às 17h47min

Governo de Goiás inova na área de segurança pública

2º Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) é uma parceria entre Estado e prefeitura de Catalão. Projeto possibilita o compartilhamento de dados entre as forças de segurança

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reafirmando o compromisso com a segurança pública e visando fortalecer e integrar, cada vez mais, as forças de segurança do estado, o Governo de Goiás entregou, na manhã desta quinta-feira (21/12), o 2º Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) estadual, em Catalão, no Sudeste goiano. Criado em parceria com a prefeitura local, o projeto facilita o monitoramento de vias e a troca de informações entre as esferas municipal, estadual e federal.

“As imagens colhidas aqui serão repassadas a todos os órgãos de segurança do estado e isso faz com que a gente tenha capacidade, em um curto espaço de tempo, de chegar ao autor de um crime ou evitar que aconteça”, explicou o governador Ronaldo Caiado. “Hoje, Goiás é a maior referência nacional de segurança pública devido a uma integração que construímos em todo o estado”, ressaltou.

Instalado no Centro de Operações da Polícia Militar (PM-GO) do 18° BPM, em Catalão, o CIICC permite desenvolver atividades operacionais e técnicas, além do suporte ao policiamento preventivo e repressivo realizado pelas forças de segurança no município. A Polícia Civil (PC-GO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) integram o centro de controle.

Por meio de videomonitoramento da cidade, as equipes conseguem tomar decisões operacionais mais assertivas e agilizar o atendimento de ocorrências, garantindo um trabalho efetivo no combate à criminalidade. Para isso, estão em operação no CIICC atualmente 350 câmeras fixas, 21 de leitura de placas de veículos, cinco de reconhecimento facial e 18 do tipo Speed Dome, que possui maior alcance visual. Com investimentos de R$ 467,1 mil, o sistema tem capacidade para receber mais de 4 mil câmeras de segurança, processamento e armazenamento de imagens. O monitoramento já inclui 31 municípios, como Caldas Novas, Itumbiara, São Miguel do Araguaia e cidade de Goiás.

Tenente Coronel da PM, Henrique Stefli, responsável pelo CIICC, explica que seis municípios da região já aderiram ao projeto e instalaram câmeras de monitoramento vinculadas com o sistema do município. “Temos hoje um cerco digital. Estamos tentando convencer todos os prefeitos da região para colocarem as câmeras”, pontua. “Com essa estrutura que montamos aqui, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, tivemos como resultado o esclarecimento de 95% dos casos de criminalidade em toda a nossa região”, enfatiza o prefeito de Catalão, Adib Elias, ao comentar sobre a eficácia do projeto.

Integração entre forças

Caiado ressaltou a importância do sistema para a integração das forças de segurança municipais, estadual e federal. “Goiás é o único estado onde existe essa verdadeira integração e parceria completa entre Polícia Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Penal e Corpo de Bombeiros. Isso faz com que haja uma garantia maior da segurança para todos que vivem aqui”, enfatizou.

A prefeitura de Catalão é responsável pela disponibilização do sistema de câmeras municipais e pelo cabeamento de 25 quilômetros de fibra óptica para internet, que proporciona uma maior e melhor transmissão de dados e viabiliza o funcionamento do sistema. Além disso, desenvolveu um aplicativo que realiza a integração entre o CICC e a base de dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de outros órgãos federais.


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp