16/01/2024 às 16h25min - Atualizada em 16/01/2024 às 16h25min

Segurança Rural é destaque no estado de Goiás

Forças de Segurança garantiram a redução de furtos e roubos em propriedades rurais; leia mais sobre investimentos feitos

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Divulgação/PM e PCGO

A segurança pública é uma questão fundamental para a sociedade brasileira, independentemente da localização geográfica. No entanto, o meio rural apresenta desafios específicos que precisam ser considerados para garantir a segurança da população. Em atenção a este setor tão importante, o Governo de Goiás desenvolve ações específicas em Segurança Pública.

O Batalhão Rural da Polícia Militar completou 4 anos em 2023 e apresentou resultados significativos para a segurança Rural em Goiás. Roubos em propriedade rural caíram 28%, passando de 110 em 2022, para 79 em 2023. Furtos também apresentaram queda de 14%, saltando de 3.706 registros em 2022, para 3.202 registros em 2023. Outras apreensões também tiveram destaque, conforme dados do Batalhão.

Em 2023, foram apreendidas 286 armas de fogo e 59kg de drogas. Foram feitas 503 prisões em flagrante e 476 foragidos foram recapturados. Ao todo, 375 cabeças de gado foram recuperadas, 11 maquinários agrícolas e 74 veículos foram recapturados e retornaram aos donos. Presente em todos os 246 municípios goianos, o batalhão conta com 112 viaturas e um efetivo treinado sob o comando do tenente-coronel Fábio Francisco da Costa.

A atuação da Polícia Civil de Goiás também contribuiu para reduzir a criminalidade no meio rural e garantir a segurança da população. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, atualmente chefiada pelo delegado Arthur Robert George Curado Fleury de Vidigal, apresentou aumento em inquéritos policiais remetidos com autoria, no comparativo entre 2022 com 2023, de +8,11%. As operações também tiveram destaque, com um aumento de +21,47% e +11,65 nas prisões. Os mandados de busca e apreensão também tiveram acréscimo de +67,34%.

Investimentos
Nos próximos meses, o batalhão vai contar com comunicação via satélite, sem necessidade de sinal de internet. A novidade foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado durante solenidade em comemoração ao aniversário da unidade, em junho do ano passado, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia. Outro dispositivo recém-incluído pela atual gestão do Estado para o atendimento de produtores rurais é o aplicativo Apporteira, ferramenta desenvolvida pela Faeg, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Sindicatos Rurais. A iniciativa, que visa levar serviços em geral, deixa a polícia e propriedades rurais mais próximas para o aumento da segurança. Somente em 2023, 17.094 propriedades rurais foram cadastradas. A expectativa do governo é de que até 2026 todas as propriedades goianas estejam cadastradas na plataforma. Atualmente, já são mais de 84 mil inseridas.

“Promovemos algo inédito em Goiás que é o georreferenciamento das propriedades rurais. Pelo aplicativo, as pessoas podem ser acessadas rapidamente. Basta acionar e os policiais terão ação rápida e, ao mesmo tempo, eficiente”, explicou Caiado. O governador destacou ainda a instalação de um centro de comando de operações, em Goiânia, que dá suporte célere às forças de segurança, em destaque ao Batalhão Rural. “Não só trouxe tranquilidade no campo, como devolveu a condição do cidadão de, hoje, dormir na sua propriedade, trabalhar e ter de volta algo que não se tinha mais, que era a paz”, completou o governador, homenageado no evento.

Fotos: Divulgação/PM e PCGO

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp