14/02/2024 às 06h28min - Atualizada em 14/02/2024 às 06h28min

Polícia Militar de Goiás publica nota de repúdio contra desfile da Vai-Vai

Escola associou policiais a demônios

A Redação

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Reprodução X
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) emitiu, na noite desta terça-feira (13/2), uma nota de repúdio contra a Escola de Samba Vai-Vai. A escola gerou polêmica em todo país, com várias manifestações de reúpido por parte das forças de segurança de vários estados, por ter associado os policiais a demônios, durante desfile apresentado no sábado (10/2), em São Paulo. "Com a justificativa de dar voz à “sua expressão artística”, os responsáveis pelo desfile desta agremiação transpuseram as fronteiras do bom senso e da responsabilidade, propagando uma interpretação distorcida e tendenciosa das atividades de uma instituição fundamental para a salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais, e para a completa concretização da cidadania", diz trecho da nota divulgada pela PMGO.

Ainda de acordo com o comunicado, "é especialmente repulsivo que esse lamentável incidente ocorra precisamente no momento em que inúmeros profissionais das Polícias Militares, homens e mulheres dedicados, estão comprometidos com a segurança e resguardo de milhões de cidadãos em todas as regiões do país, durante as festividades carnavalescas", enfatiza. 


A PMGO encerra a nota expressando solidariedade aos policiais militares de todo país. "Por derradeiro, expressamos nossa inequívoca solidariedade aos policiais militares de todo o país que, com dedicação e destemor, desempenham suas nobres atribuições em prol da segurança e do bem-estar da população brasileira", finaliza. 

Entenda o caso: 
O enredo da Vai-Vai trouxe como tema o hip hop de São Paulo. A polêmica é por conta da ala "Sobrevivendo no Inferno", na qual agentes com escudo escrito "choque", foram representados com chifres e asas vermelhas. 

 

(foto: reprodução X)
 
Confira a nota na íntegra: 
NOTA DE REPÚDIO
 
É com veemente indignação que a Polícia Militar de Goiás externa a rejeição categórica à desrespeitosa e inadmissível alusão promovida pelo Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, durante o seu desfile no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo-SP, na noite do último sábado, 10 de fevereiro.
 
Com a justificativa de dar voz à “sua expressão artística”, os responsáveis pelo desfile desta agremiação transpuseram as fronteiras do bom senso e da responsabilidade, propagando uma interpretação distorcida e tendenciosa das atividades de uma instituição fundamental para a salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais, e para a completa concretização da cidadania.
 
É especialmente repulsivo que esse lamentável incidente ocorra precisamente no momento em que inúmeros profissionais das Polícias Militares, homens e mulheres dedicados, estão comprometidos com a segurança e resguardo de milhões de cidadãos em todas as regiões do país, durante as festividades carnavalescas.
 
Cumpre ressaltar que o papel da Polícia Militar transcende a mera contenção da criminalidade, abraçando a salvaguarda dos direitos de todos os cidadãos, o que inclui o acatamento à diversidade, à dignidade humana e às instituições, valores que, lamentavelmente, foram aviltados pelos responsáveis por esse infeliz espetáculo.
 
É crucial reconhecer o papel abrangente da Polícia Militar, não apenas na contenção da criminalidade, mas também na proteção dos valores que sustentam uma sociedade justa e inclusiva.
 
Por derradeiro, expressamos nossa inequívoca solidariedade aos policiais militares de todo o país que, com dedicação e destemor, desempenham suas nobres atribuições em prol da segurança e do bem-estar da população brasileira.
 
Coronel PM André Henrique Avelar de Sousa
Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás

Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp