16/02/2024 às 17h41min - Atualizada em 16/02/2024 às 17h41min

Crianças de 10 e 11 anos serão as primeiras a receber a vacina contra dengue em Catalão

A partir desta terça-feira, 20 de fevereiro, o imunizante estará disponível nos postos de saúde de Catalão e distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

SECOM Prefeitura de Catalão

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início, nesta terça-feira (20) à vacinação contra a dengue em todas as unidades de saúde do município.


Em Catalão, inicialmente, a vacinação contra a dengue vai contemplar crianças de 10 e 11 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento. Isto porque o laboratório que está fornecendo a vacina Qdenga, por meio do SUS, tem uma quantidade restrita de doses disponíveis.


Serão necessárias duas doses

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.

“Nesta primeira remessa iremos receber 2.928 doses, quantidade que dará vacinar todas as crianças de 10 e 11 anos do nosso município (segundo dados do IBGE). Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem, as crianças em uma das nossas unidades de saúde. Com a liberação gradativa do imunizante por parte do governo, iremos estender a vacinação para outros grupos prioritários”, disse Velomar Rios, secretário de Saúde de Catalão.


Horário de vacinação

Das 7h às 11h e das 13h às 16h45


Importante

Levar cartão de vacina e documento pessoal da criança


Ameaça

No ano passado não foi registrado nenhum caso grave entre os pacientes internados por causa da dengue em Catalão. Mas, agora em 2024, com o período chuvoso e a proximidade de Catalão com municípios onde a doença avança rapidamente, os casos aumentaram bastante. As autoridades de saúde alertam para o sério risco da inserção do vírus Tipo 3, que causa a forma mais grave da doença.


Link
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp