26/06/2024 às 13h40min - Atualizada em 26/06/2024 às 13h40min

Festival leva teatro gratuito para crianças e adolescentes de Catalão

Durante toda essa semana, a comunidade de Catalão terá oportunidade de assistir, gratuitamente, espetáculos de teatro de qualidade. O Festival de Teatro para a Infância e Juventude teve início nessa segunda-feira, 24, com 11 espetáculos teatrais e 5 oficinas. Programação na cidade segue até a sexta-feira, 28. Festival também passou pela capital do Estado na semana passada.

As atividades do Festival de Teatro para a Infância e Juventude, na cidade de Catalão começaram com a apresentação dos espetáculos: "Exemplo de Bastião", da Companhia Mamulengo sem Fronteiras, do Distrito Federal e “A História do Tambor”, do artista Tom Nascimento, de Minas Gerais. Ainda na segunda-feira, acontece a oficina “Processos Criativos e Mediação Teatral”, com o Grupo Teatro Bagagem, do Paraná.

 Na terça-feira, 25, o festival segue com a apresentação dos espetáculos Circo Malabariante, da Cia Malabariante, de Goiás, “Histórias encaixotadas”, teatro lambe-lambe, do Grupo Varanda Teatro, também de Goiás e “Atravessar O Mar Para Sempre”, com o Teatro Bagagem, do Paraná.

Já na quarta-feira, 26, os espetáculos “Mundo Cerrado”, do Grupo Arte & Fatos, de Goiás e “Abre Alas: Concerto à Doidivana”, da Companhia Casulo Teatro, do Distrito Federal e as oficinas “Teatro: Um Farol Para A Juventude", do grupo goiano Arte & Fatos e “Oficina De Interações Cômicas e Musicais” com Caísa Tibúrcio, da Casulo Teatro, são as atrações.

Quinta-feira, 27, a programação segue com os espetáculos “NIQ”, com o ator goiano Júlio Vann, “Voo Da Patativa”, com o Grupo de Teatro Inai, e “Relicário de Pequenos Fracassos” com a Companhia Corpo Composto, ambos de Goiás e a “Oficina Laboratório de Pequenos Fracassos”, com Giovana Consorte.

Fechando as atividades na sexta-feira, 28, será encenado o espetáculo “Hamlet na Rua”, da Anthropos Cia de Arte, de Goiás e ministrada a “Oficina de Teatro e reencantamento do mundo para crianças”, com Arilton Rocha.

A programação do Festival de Teatro para a Infância e Juventude acontece em várias escolas da cidade, no Teatro Cotec Labib Fayad e na Praça da Bíblia (confira programação completa abaixo) e são totalmente gratuitas e abertas ao público. Todas as informações sobre o Festival podem ser conferidas no link linktr.ee/festivalteatroinfancia ou no Instagram @festivalteatroparainfancia.

O Festival é promovido pela Anthropos Companhia de Arte e visa levar espetáculos de qualidade ao público infanto-juvenil, dando oportunidade a crianças e adolescentes de conhecerem e se encantarem com o universo do teatro.

O evento é organizado em duas ações articuladas e integradas, sendo uma o Programa de Ações Educativas, que além do conhecimento da linguagem do teatro para a comunidade, também promove o estreitamento das relações entre artista e público e a programação artística, que é o ponto alto do projeto, com a apresentação dos espetáculos teatrais infanto-juvenis com temáticas cênicas, que exploram o lúdico e o brincar, como ponto de partida de comportamentos humanos criativos para melhor habitarmos este mundo.

A entrada é gratuita e os espetáculos têm intérprete de libras, áudio-descrição e equipe de acessibilidade para apoio às pessoas com deficiência.

O Festival de Teatro para Infância e Juventude é realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio da Equatorial Energia.

Confira a programação completa

Catalão:

Segunda-feira, 24

8h30 – “Exemplos de Bastião” – Companhia Mamulengo Sem Fronteira (DF)

Local: Escola CEPMG Iris Rezende – Avenida das Américas – Bairro das Américas

O espetáculo Exemplos de Bastião retrata a dramática e brilhante história do herói Bastião que se mete em grandes confusões com o capitão João Redondo, Cabo Zé Setenta, Padre João sem Cuidado e até bichos do além, para casar com a linda e maravilhosa Rosinha do Bole-Bole. O espetáculo termina com uma grande festa com o batizado e um casamento.

10h – Oficina “Processos Criativos E Mediação Teatral”, com o Grupo Teatro Bagagem

14h30 - "A História do Tambor" – Tom Nascimento (MG)

Local: Colégio Veratz

A contação cênico musical "A História do Tambor", idealizada a partir do livro lançado em 2021 pelo Artista e Arte Educador Tom Nascimento. Trata-se de um convite para refletirmos sobre respeito, diversidades, ancestralidade, negritude e africanidades através de uma linguagem acessível, lúdica, simples, poética e cheia de filosofia e subjetividades, que valorizam a singularidade de cada um de nós sem perder de vista a pluralidade.

Terça-feira, 25

8h30 - Circo Malabariante - Cia Malabariante

Local: Escola Municipal Pedro Netto Paranhos – Rua 416 N 416 3441 - 3688 - Pontal Norte

Um dia qualquer o grande circo Malabariante chega por equívoco na cidade. Se vendo nesta terrível situação os artistas terão que unir suas forças para tentar resolver os problemas e continuar com o espetáculo.

Utilizando reprises clássicas da comicidade brasileira e brincando com o sentido de pertença do público a sua cidade, os artistas Rocilda e Camilim empreendem uma jornada de erros e acertos para conseguir realizar o espetáculo "ali mesmo"

9h30 – Histórias encaixotadas” (Teatro lambe-lambe) – Grupo Varanda Teatro (GO)

Local: Escola Municipal Pedro Netto Paranhos - Rua 416 N 416 3441 - 3688 - Pontal Norte

Tupi or not Tupi?

Você tem fome de quê? O icônico Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral, está com fome e não tem nada para comer. Ao encontrar-se diante de um cacto e um sol, o Abaporu precisa reinventar o seu alimento.

Guerra

A partir da obra “Guernica”, na qual o pintor espanhol Pablo Picasso retratou o ataque àquela cidade durante a Guerra Civil Espanhola, novas imagens surgem e movimentam o seu ateliê, criando uma linha tênue entre sonho e realidade. Ou seria pesadelo?

10h – “Atravessar o Mar Para Sempre” – Teatro Bagagem (PR)

Local: Teatro Cotec Labibe Faiad - R. Dona Josefina - Nossa Senhora de Fátima

Duas pessoas caminham há muito tempo, vivem em travessia por fugir de uma guerra inesperada. Em suas bugigangas possuem um rádio no qual ouvem uma radionovela e reinventam o próprio cotidiano para seguir o caminho.

Durante a travessia, recriam a radionovela com os bonecos e objetos que tem à mão. É nessa brincadeira que conhecemos a travessia de Pérola, Violeta, Ícaro e Girassol.

Quarta-feira, 26

10h – “Mundo Cerrado” – Grupo Arte & Fatos (GO)

Local: Teatro Cotec Labibe Faiad - R. Dona Josefina - Nossa Senhora de Fátima

A anta, a arara, o bicho-preguiça, o lobo-guará, a onça-pintada e o tamanduá-bandeira se reúnem em assembleia, para discutirem o destino da flora e fauna de seu habitat, o cerrado.

Depois de horas de debate, ponderação das circunstâncias e consideração do mito, Curupira, os animais decidem partir para a cidade, a fim de reivindicarem seus direitos aos responsáveis pela degradação, os seres humanos.

10h – Oficina “Teatro: Um Farol Para A Juventude"

14 h- “Oficina De Interações Cômicas e Musicais” com Caísa Tibúrcio, da Casulo Teatro

15h – Abre-Alas: Concerto à Doidivana”

Local: Teatro Cotec Labibe Faiad - R. Dona Josefina - Nossa Senhora de Fátima

"Abre Alas: Concerto à Doidivana" é um espetáculo cômico musical, criado a partir da musicalidade da compositora, pianista, maestra brasileira Chiquinha Gonzaga. A montagem é um trabalho de palhaçaria musical inédito em que a palhaça Ananica conduz uma bicicleta musical antiga, chamada de Triluna.

Quinta-feira, 27/06

8h30 – “NIQ” – Júlio Van (GO)

Local: Colégio Estadual Dona Iayá - Av. São João, 311 – Bairro São João

NIQ é um palhaço-carteiro que anda pelo mundo afora entregando aquelas cartas que ficaram esquecidas nos correios, por falta de endereço certo, nomes incompletos ou ilegíveis. Aposentado, não conseguindo ficar parado, se põe na estrada, se tornando andarilho e mensageiro, vai procurando pelos destinatários, aproveitando para contar sua história, parte verdade parte invenção, cantando e brincando com quem encontra em troca de algumas moedas e uma boa conversa, como um contador de causos.

10h – O Voo da Patativa – Grupo de Teatro Inai (GO)

Local: Teatro Cotec Labibe Faiad - R. Dona Josefina - Nossa Senhora de Fátima

A seca implacável, a fome e as injustiças sociais assolam a casa da família de Patativa, um sertanejo que enfrenta seus últimos dias ao lado de sua esposa Belinha, consumido pela dor da perda de sua filha Nanã.

Enquanto Belinha busca conforto na fé, esperando pelo retorno da lucidez de seu marido, Patativa se afunda cada vez mais na insanidade, encontrando esperança na melodia dos pássaros, que o faz sonhar com o retorno de sua amada filha.

15h - “Relicário de Pequenos Fracassos” – Companhia Corpo Composto

Local: Teatro Cotec Labibe Faiad - R. Dona Josefina - Nossa Senhora de Fátima

O trabalho lança um olhar para os fracassos cotidianos, explorando-os com humor e intensidade como uma condição inerentemente humana. Com um olhar crítico e bem-humorado questiona o que fica por trás do filtro das redes sociais e mergulha na solidão que muitas vezes acompanha nossa busca por conexão em um mundo digitalmente filtrado.

Sexta-feira, 28

10h - “Hamlet na Rua” – Anthropos Cia de Arte

Local: Praça da Bíblia - Loteamento Parque das Mangueiras

O Espetáculo narra a trágica trajetória de Hamlet que na luta para consertar o seu mundo, ultrapassa os limites da realidade, da loucura, da ficção, do poder e do amor, provocando um rastro de graves consequências que atingem a todos os personagens ao seu redor.

14h - “Oficina de Teatro e reencantamento do mundo para crianças” - Arilton Rocha



Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp