Na manhã desta segunda (01), por volta de 11h30, equipe de policiais rodoviários federais perceberam que uma das portas traseiras de um caminhão baú estava aberta, no momento em que o veículo transitava na área da unidade operacional da PRF, em Catalão, sudeste de Goiás, situada na BR-050.
Devido ao risco que a situação oferecia, pois uma porta sem estar devidamente fechada e travada, poderia ameaçar outros veículos e pessoas ao longo da rodovia, os policiais então tiveram que se deslocar para realizar a abordagem, conseguindo pará-lo a alguns quilômetros à frente do posto policial.
A fim de verificar melhor a situação, constataram que no interior do baú havia dois passageiros deitados e dormindo em colchões colocados naquele espaço.
Os ocupantes do veículo informaram que estavam vindo de Uberlândia-MG para Catalão, onde iriam trabalhar em uma propriedade rural neste município. Aos policiais, o condutor alegou que levava os trabalhadores no interior do baú para economizar no transporte dessas pessoas.
Por transportar passageiros em compartimento de carga, uma infração gravíssima prevista no CTB, além de infringir outros artigos, no total somou-se 22 pontos, sendo dez de exclusividade do condutor.
Os passageiros foram liberados após o acionamento de um veículo de aplicativo, onde continuaram a viagem.