18/10/2020 às 01h39min - Atualizada em 18/10/2020 às 01h39min

Familiares cobram retorno de visitas a detentos de Goiás

Visitações foram suspensas em março deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus

Mais Goiás

Catalão Online Oficial Publicidade 790x90

Familiares de detentos do Sistema Prisional de Goiás cobram o retorno de visitas aos reeducandos do Estado. Por conta da pandemia da covid-19, as visitações foram suspensas em março deste ano. Há oito meses sem ver os detentos, parentes relatam agonia e descaso do poder público.

Uma familiar que preferiu não ter o nome divulgado afirma que, desde o início da pandemia, as famílias estão sem receber notícias dos detentos. “A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) só nos empurra com a barriga. Disse que as portas estariam abertas para os parentes, mas nunca mais nos atendeu para dar informações sobre o retorno das visitas”, criticou.

A mulher relata que liga para a DGAP semanalmente, mas não consegue obter qualquer informação. De acordo com ela, no início de outubro, foi divulgado que as visitas seriam liberadas com restrições, via parlatório e com distanciamento de 2 metros. Ela alega, no entanto, que não houve autorização ainda.

“Liberaram até as caravanas da 44. Toda semana tem ocorrido reuniões políticas. Visita a preso não é favor, é direito. Está na Lei de Execução Penal. A gente clama por socorro. Ninguém ajuda a gente. Ser familiar de Preso não é crime”, afirmou.

Ainda de acordo com a mulher, nem mesmo a entrega de cartas está sendo permitida no Núcleo de Custódia e na Casa de Prisão Provisória (CPP) feminina, no Complexo Prisional de Aparecida. “Nos fazem de palhaças. Se falam em visitas com distanciamento e parlatório por que demoram tanto tempo para liberar? A gente aceita a ver nossos parentes separados por vidro e com distanciamento desde que a gente os veja”.

Outro lado

Em nota, a DGAP disse que qualquer manifestação da sociedade para administração penitenciária pode ser protocolo por meio da Ouvidoria Setorial da Secretaria de Segurança Pública (SSP) pelo número (62) 3201-1212 ou via endereço eletrônico ou site CGE, para que sejam observadas, apuradas e respondidas oficialmente aos interessados.


Link
Tags »
Comentários »
Catalão Online Oficial Publicidade 1200x300
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp