09/12/2020 às 18h08min - Atualizada em 11/12/2020 às 22h20min

Quais os suplementos mais famosos voltados para quem faz academia?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Os suplementos permitem aos atletas terem ótimos resultados em menos tempo. No entanto, é importante ressaltar que esses produtos devem trabalhar em equipe junto de uma dieta balanceada. Ou seja, eles são potencializadores de resultado, e ajudam a dar aquela forcinha a mais no treino.

Existem vários tipos de suplementos no mercado. Alguns ajudam a manter a imunidade, outros previnem doenças e, claro, temos os voltados para quem faz academia.

Pensando nos produtos para quem malha, é importante destacar a enorme variedade que existe nessa categoria. De fato, há suplemento para todos os objetivos, indo desde perder a barriga até ganhar massa muscular.

Veja os suplementos mais famosos para quem treina na academia.

Whey Protein

O Whey Protein é de longe um dos mais famosos, senão o mais famoso, de nossa lista. É muito difícil conversar com atletas sobre suplemento, e não ouvir “Whey” algumas vezes. Porém, toda essa fama tem fundamento: esse suplemento apresenta ótimos resultados para quem quer ganhar massa muscular.

Existem vários produtos feitos com Whey, como misturas, doces e até barras, mas há apenas 3 tipos de processamento dessa proteína:

  1. Concentrado: a proteína não passa por um procedimento muito rigoroso, o que acarreta em vários outros elementos fora o elemento principal.
  2. Isolado: é o que apresenta a maior quantidade de proteína, chegando, em alguns casos, próximo ao valor de 100%.
  3. Hidrolisado: esse processamento permite que a proteína seja rapidamente absorvida pelo organismo.

Via de regra, o mais recomendado é o Isolado, pois é o que apresenta a maior quantidade de proteínas por grama.

ZMA

O ZMA é um suplemento que auxilia atletas com rotinas intensas de treino a terem melhores resultados. Dessa forma, ele não serve apenas para ganhar massa muscular ou dar força, mas sim como um booster geral na qualidade de vida do atleta.

Assim, dentre os benefícios do ZMA, podemos citar:

      Melhoria na qualidade do sono do atleta, permitindo que seu corpo repouse com tranquilidade;

      Fortalece o sistema imunológico, o que resulta em menos gripes e resfriados;

      Ajuda na composição corporal do praticante, ou seja, permite explorar todos os limites do corpo durante o treino.

O ZMA deve ser utilizado como um auxiliar para outros suplementos. É ele quem vai permitir que o atleta esteja em seu melhor momento para treinar.

Suplementos de cafeína

A cafeína é um pré-treino muito poderoso para quem pretende dar um salto na qualidade de seu treino. Ao fazer uso desse suplemento, o atleta se vê com muito mais ânimo para treinar, assim como apresenta uma baita disposição para o esforço durante a atividade física.

A cafeína age diretamente no sistema nervoso central, mantendo o atleta alerta, evitando a fadiga e explorando todo o potencial de seu treino.

No entanto, não é recomendado usar cafeína próximo ao horário de dormir, pois pode causar vários problemas de sono. Além disso, é importante evitar doses acima de 250 mg devido aos potenciais efeitos colaterais.

BCAA

O BCAA é um grupo de proteínas de cadeia ramificada, e a principal atuação desse suplemento é a reparação muscular. Dessa forma, os danos musculares — necessários à hipertrofia — serão rapidamente reparados, impedindo fadiga muscular e dores prolongadas.

Além disso, com uma ótima recuperação muscular, o atleta pode treinar sem nenhum problema no próximo dia. Ou seja, em geral, os músculos estarão prontos para uma nossa carga de treino, mesmo que de alta intensidade.

O combo Whey + BCAA permite ao atleta alcançar elevados valores de carga nos aparelhos rapidamente. Além disso, se esses suplementos forem acompanhados de uma dieta adequada — e uma pitada de creatina —, os resultados serão visíveis em pouco tempo.

Termogênicos

Os termogênicos são produtos voltados à queima de gorduras. Aliás, de um ponto de vista mais técnico, temos o uso da gordura como energia para o treino, assim como para elevar a temperatura corporal.

Naturalmente o atleta sente que está com calor enquanto treina, ao fazer uso desses suplementos. Em alguns casos, pode sentir alguns efeitos característicos de cada produto, mas nada que coloque sua saúde em risco. Os termogênicos mais conhecidos são a cafeína, gengibre e pimenta.

Creatina

A creatina é usada desde a Grécia Antiga, e suas propriedades são magníficas para quem quer ganhar força e massa muscular.

Em resumo, ela amplia a quantidade de energia que cada músculo consegue dissipar, ou seja, aumenta imensamente a quantidade de exercício que o atleta consegue fazer. Aliás, ela é ótima para treinos curtos, mas de alta intensidade.

O uso de creatina favorece o rápido desenvolvimento do atleta. Dessa forma, mesmo que em pouco tempo de treino, o atleta já consegue erguer cargas bastante elevadas. Isso ajuda muito em seu desenvolvimento inicial, assim como para amplificar seu aperfeiçoamento.

No entanto, o uso indiscriminado da creatina deve ser evitado. Ela é um dos suplementos que mais força os rins e fígado. Assim, o recomendado é fazer uso em ciclos mensais, havendo sempre saturação inicial do suplemento.

Esses são os suplementos mais famosos para quem faz academia. O ideal é usar um combo de suplemento. Assim você aproveita diversos benefícios ao mesmo tempo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp