23/04/2020 às 11h22min - Atualizada em 13/12/2020 às 00h00min

Confira as obras inspiradas em livros que mais fizeram sucesso

Confira os maiores sucessos do Cinema que também são recorde de venda nas livrarias

SALA DA NOTÍCIA
Victor

É muito comum encontrar um filme, série ou novela que tenha sido inspirado em livros conceituados. Além do mais, algumas destas obras fizeram tanto sucesso na telinha que emplacaram a venda de livros, ou vice-versa. 

 

E não somente nas vendas, muitas das produções a partir de livros receberam diversos prêmios e tornaram clássicas, tanto sua leitura como sua adaptação cinematográfica. Por esse motivo, recordamos algumas das obras canônicas a fim de mostrar que o sucesso foi grande ao ponto de ainda serem vistas e lembradas por muitos. 

Drácula

Quem não conhece o personagem de Bram Stoker? E não basta assistir a um só filme para vê-lo em ação, é possível encontrá-lo em novelas, filmes, seriados e até em desenhos infantis. Não é a toa que ele é o vampiro mais famoso do mundo. 

 

Sua primeira versão cinematográfica estreou, em 1922, com o nome de Nosferatu devido aos direitos autorais. Aliás, a caracterização do personagem é bem diferente da que conhecemos hoje. Em 1931, outra adaptação foi feita com o figurino e aparência que conhecemos agora, e a partir daí não parou mais. 

 

Inclusive, é um dos livros mais adaptados para o Cinema, já que existem, pelo menos, oito versões do vampiro como personagem principal. Além do mais, o filme Drácula de Bram Stoker, de 1992, levou diversos prêmios para casa, inclusive, três categorias técnicas do Oscar. 

O Iluminado

Stephen King é um gênio da literatura moderna quando falamos do gênero terror. Um exemplo disso é o livro O Iluminado que, antes mesmo de se tornar filme, já era campeão em vendas. 

 

Com a adaptação para o Cinema não foi diferente, inclusive, hoje em dia, é possível encontrar sessões especiais em metrópoles do Brasil, mesmo depois de tanto tempo da estreia. Interpretado pelo ator Jack Nicholson, a obra se tornou um clássico para os amantes do gênero. 

 

Estreado em 1980, uma curiosidade sobre O Iluminado é que nunca ganhou um Oscar, o que muita gente considera injusto. Mas não podemos negar o sucesso e a evolução dos filmes cult de terror a partir das obras de Stephen King e as adaptações para a telona. 

Harry Potter

É impossível falar em obras bem-sucedidas com base em livros sem citar Harry Potter. Inspirado na saga de livros da escritora J. K. Rowling, o filme fez tanto sucesso que tive oito continuações. Aliás, é só olhar para lojas de todos os setores que você vai notar a quantidade de produtos existentes feitos a partir dos livros. 

 

Além disso, mesmo com o final da saga, foi feito um spin off do filme com o nome de Animais Fantásticos e Onde Habitam para matar a saudade dos fãs. Atualmente, J. K. é a escritora mais rica do mundo, com fortuna acumulada em mais de um bilhão de dólares. 

O Poderoso Chefão

O mafioso mais famoso do mundo também precisava estar na lista devido ao seu sucesso atemporal. Inspirado no livro de mesmo nome, o filme foi indicado a onze Oscars e levou três para casa, inclusive, de Melhor Filme e Melhor Ator. Não contente, O Poderoso Chefão: Parte II, sequência do primeiro filme, venceu seis Oscars, sendo indicado a onze. 

O Senhor dos Anéis

Inspirado na saga de livros do autor J. R. R. Tolkien, podemos dizer que O Senhor dos Anéis é, com certeza, um dos filmes mais famosos do mundo. Nas telonas, você encontra três continuações que totalizaram uma quantidade imensurável de prêmios, incluindo o Oscar.

 

Para se ter ideia, o terceiro filme da saga, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, foi indicado a 11 Oscars e levou todos! E não foi só o filme que fez sucesso, já que o livro é o terceiro mais vendido de todos os tempos. Além do mais, foi feito spin off da obra com o nome de O Hobbit

Sex and the City

Agora, no caso de série com base em livro que fez muito sucesso, citamos Sex and the City devido ao grande movimento e comentários durante sua exibição. E o feito foi tanto que, inclusive, existem dois filmes contando mais sobre a história das quatro amigas e as aventuras em Nova Iorque. Aliás, a obra foi inspirada no livro de mesmo nome escrito pela escritora Candice Bushnell.

Gabriela, Cravo e Canela

Que Jorge Amado é um dos maiores autores do país e do mundo, não há dúvida. Tanto que o livro Gabriela, Cravo e Canela foi adaptado, inclusive, para novela em horário nobre. Exibida primeiro em 1975, a novela teve seu remake, em 2012, e foi transmitida para mais de 20 países. 

Coringa

Conhecido mundialmente pelas HQs da DC Comics, o maior inimigo do Batman, com certeza, faz muito sucesso tanto entre o público jovem quanto o mais velho. Com mais de dez adaptações no Cinema, é fácil entender porque todo mundo o conhece. 


Além disso, muitos atores se consagraram interpretando o personagem, como, por exemplo, Heath Ledger e Joaquin Phoenix. As adaptações renderam, inclusive, o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante ao Heath, por Batman: O Cavaleiro das Trevas, e Oscar de Melhor Ator ao Joaquin, por Coringa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp